Agroindústria acompanhada pelo Núcleo de Estudos em Cooperação da UFFS inaugura novo espaço
Inauguração da Agroindústria de Processamento Mínimo em Reserva do Iguaçu (PR) ocorreu no dia 4.

Publicado em: 06 de setembro de 2019 10h09min / Atualizado em: 09 de setembro de 2019 08h09min

Na última quarta-feira (4) ocorreu a inauguração da Agroindústria de Processamento Mínimo em Reserva do Iguaçu (PR). O Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul é um dos parceiros da entidade, auxiliando na organização da Agroindústria desde 2016.

Conforme relata o Coordenador do NECOOP, Pedro Ivan Christoffoli, “a inauguração do espaço é a consolidação de uma obra que o NECOOP acompanha há três anos”. Em 2016 o NECOOP elaborou, junto a cooperativas e associações da região, três projetos que foram submetidos ao Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (PRO-RURAL). O valor da obra inaugurada ultrapassa 400 mil reais a fundo perdido e beneficiará mais de 80 produtores certificados, com produção orgânica e agroecológica”.

Christoffoli complementa: “Essa é a primeira obra inaugurada, outras duas estão em andamento, sendo a Agroindústria de Condimentos na Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, em Reserva do Iguaçu (PR), e a Agroindústria de Processamento de Vegetais no Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PR)”, destaca.

O docente salienta, “esse é um trabalho realizado em parceria entre os pequenos produtores familiares, docentes e estudantes da UFFS, e é muito importante, tanto para a formação acadêmica, quanto humana e pessoal, ver que os nossos acadêmicos já atuam em projetos concretos”.

NECOOP
Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) foi criado no ano de 2012, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, com intuito de promover a constante integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O objetivo geral do Núcleo é promover o associativismo e o cooperativismo como estratégias para o desenvolvimento e transformação social.

O NECOOP tem como objetivos contribuir para o fortalecimento da cultura da cooperação no Território da Cantuquiriguaçu; apoiar processos de transformação social com base na organização de iniciativas econômicas associativas; aportar estudos e análises em vista do desenvolvimento da economia solidária; se constituir como um espaço de diálogo e construção coletiva de demandas e questões para a UFFS com o entorno social e Economia Solidária; e, realizar cursos de formação continuada em espaços de educação formal e informal sobre cooperação, agroecologia, jogos cooperativos, auto-organização, voltados aos trabalhadores do campo.