Alunas do Campus Laranjeiras do Sul apresentam trabalho sobre piscicultura no 30° Seurs

Publicado em: 17 de setembro de 2012 12h09min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul esteve representada no 30° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizado em Rio Grande/RS, no início de setembro. As alunas Lucinha Santos e Patricia Welter, do curso de Engenharia de Aquicultura, apresentaram o trabalho “Boas práticas de manejo em piscicultura na agricultura familiar” durante a sessão de comunicações orais do evento.

A apresentação foi elaborada com foco nas ações do projeto de extensão coordenado pela professora Betina Muelbert, que tem o mesmo título do trabalho. De acordo com Lucinha, a apresentação no Seurs visou expor as atividades realizadas com os agricultores familiares no projeto. “Entre as ações do projeto estava a realização de capacitações, quando passamos conhecimentos técnicos sobre boas práticas na piscicultura aos agricultores. Nós trouxemos eles à Universidade para que conhecessem o nosso meio também. Foi isso que buscamos apresentar no seminário”, disse.

Segundo Patricia, a participação foi interessante para a divulgação do projeto. “É muito bom ver o nosso trabalho reconhecido. Na apresentação nós vimos o quanto as outras pessoas têm interesse nas ações que nós realizamos. Foi muito legal passar um pouco do que nós aprendemos adiante”, conta.

Para Lucinha, o Seurs tem um papel importante na troca de experiências entre os extensionistas do Sul do Brasil. “No evento, você expõe o que está vivenciando aqui e aprende o que outras pessoas, muitas vezes da mesma área, estão praticando em outros locais. Isto gera conhecimento e contribui para a evolução dos projetos e trabalhos”, explica.

Seurs

Esta edição do Seurs teve como tema “Extensão, Memória e Patrimônio”, que, conforme a organização do evento, é uma homenagem aos 30 anos de encontros e interlocuções de saberes a partir da experiência extensionista das instituições de ensino superior da Região Sul. Além da apresentação de trabalhos, o seminário contou com minicursos, palestras, oficinas, entre outras atividades.