Alunos de Engenharia de Alimentos do Campus Laranjeiras do Sul visitam indústria de celulose

Publicado em: 12 de novembro de 2013 11h11min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

Na última quinta-feira (07), alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizaram uma visita técnica às instalações industriais da empresa de celulose Santa Maria, em Guarapuava. A atividade foi acompanhada pelo professor Ernesto Quast e está relacionada à disciplina "Embalagens de Alimentos".

Gestores da empresa apresentaram aos acadêmicos a missão, visão e valores da indústria Santa Maria. Em seguida, os estudantes puderam conhecer diversas ferramentas de gestão para a melhoria contínua do sistema fabril.

Durante a visita os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver equipamentos em funcionamento. Os estudantes foram acompanhados por um técnico de segurança, que além de orientá-los sobre normas de segurança dentro da fábrica também auxiliou a explicar as etapas do processo de fabricação de papel para uso em embalagens, sulfite e outras aplicações.

No laboratório de análises físicas, os acadêmicos conheceram procedimentos e equipamentos para testes da resistência dos materiais, e a avaliação de outros parâmetros da qualidade importantes quando se trata de material utilizado em embalagens de alimentos.

Em seguida, os alunos visitaram o setor de utilidades, onde viram em funcionamento uma caldeira de grande escala movida a biomassa e a cogeração de energia elétrica. Depois os estudantes conheceram a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), setor responsável pelo tratamento do efluente que sai do processo produtivo antes da devolução ao rio. Esse tratamento evita problemas como a eutrofização dos rios e a morte de peixes por falta de oxigênio na água.

"Essas visitas técnicas são de grande importância para mostrar aos alunos onde os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula poderão ser utilizados na prática, bem como chamar a atenção para aspectos além da formação profissional, como a necessidade do trabalho em equipe, respeito a normas e a ética", aponta o professor Ernesto Quast.