Assesoar e Pão Para o Mundo anunciam financiamento de bolsas para estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas
Parceria visa o fortalecimento da formação de professores em Escolas do Campo

Publicado em: 23 de novembro de 2018 16h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2018 15h11min

Na tarde de quinta-feira (22), ocorreu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul a cerimônia de anúncio da parceria da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar) com a organização Pão Para o Mundo (Alemanha), visando o financiamento de bolsas de estudo para acadêmicos do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul.

A cerimônia contou com a presença de Cristiane Katzer, da Direção Executiva da Assesoar, Jhony Alex Luchmann, Coordenador do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Thaile Lopes representante do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), o Reitor da UFFS, em exercício, Antônio Inácio Andrioli, da Diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, do Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Fábio Zeneratti e do Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – do Campus Erechim, Denilson da Silva, além de servidores docentes e técnico-administrativos da UFFS e estudantes do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul e comunidade regional.

O projeto para apoio aos estudantes do Curso foi proposto pela Assesoar, visando contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do conhecimento, na perspectiva da educação popular, da agroecologia e do desenvolvimento multidimensional sustentável. O projeto intitulado “Formação de Professores em Escolas do Campo” foi encaminhado para a Organização Pão Para o Mundo, que aprovou a proposta.

Tendo em vista que o Curso funciona em regime de alternância, alternando os períodos pedagógicos que interagem entre si: o “Tempo Universidade”, no qual o estudante permanece em tempo integral na Universidade realizando atividades acadêmicas, e o “Tempo Comunidade”, em que o acadêmico volta para sua comunidade de origem para realizar projetos relacionados às práticas cotidianas, o apoio fornecido aos estudantes refere-se a subsídios para pagamento de despesas de alimentação e hospedagem, durante o tempo Universidade.

Para Cristiane Katzer, da Direção Executiva da Assesoar, a cerimônia é um momento muito importante, e é um marco para a consolidação desse trabalho. “Atualmente a Assesoar mantém diversos projetos em parceria com dois cooperadores, uma delas a Pão Para o Mundo, vinculada a Igreja Luterana da Alemanha. Há 53 anos a Assesoar trabalha em defesa dos direitos da classe trabalhadora, na área da agroecologia, formação política e a Educação do Campo. A partir desse viés de trabalho com a Educação do Campo, o qual tem afinidade com os propósitos da UFFS e do Curso de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, buscamos a parceria com a Pão Para o Mundo, visando promover o Curso e subsidiar o custeio dos estudantes. Para nós, da Assesoar, é uma alegria podermos anunciar a parceria entre as instituições, que beneficiará e fomentará a Educação para esses estudantes”.

O Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Fábio Zeneratti, comenta que “A parceria com a Assesoar proporcionará trocas de experiências e possibilidades de trabalho das mais importantes para o curso. Os acadêmicos terão a oportunidade de trabalhar com uma organização com mais de 50 anos de atuação com os sujeitos do campo. Certamente é um marco na formação dos nossos acadêmicos, com isso a pedagogia da alternância se fortalece na UFFS e seu papel de inclusão dos diversos povos do campo se reafirma”.

O Reitor em exercício, Antônio Inácio Andrioli, salienta que essa é uma grande conquista para o Campus Laranjeiras do Sul. “Essa parceria entre a Assesoar e Pão Para o Mundo possibilitará a vinda de Bolsas da instituição Alemã para a Assesoar, que repassará aos estudantes indígenas, quilombolas, camponeses, agricultores familiares, que é o público que mais precisa desses auxílios”.

Andrioli enfatiza que “nessa região onde temos diversos assentamentos, reservas indígenas, quilombos, a Universidade veio com uma grande expectativa de trazer para dentro da academia aqueles que antes foram excluídos dos processos de acesso às Universidades. Além disso, o Curso de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, em regime de alternância, cria condições para que as pessoas que não conseguem estudar na forma regular [dos outros cursos] estejam aqui. Quando falamos em universidade popular estamos falando em disponibilizar a melhor estrutura acadêmica para aqueles que mais precisam”.

Galeria de Imagens: