Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndio realiza exercício simulado de desocupação predial
Objetivo é preparar os brigadistas e comunidade acadêmica para agir em casos de sinistros

Publicado em: 27 de novembro de 2019 16h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2019 09h11min

Na última terça-feira (26), a equipe da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndio da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizou o primeiro exercício simulado de desocupação predial nas dependências do Bloco A do Campus.

A atividade foi coordenada pelo técnico em Segurança do Trabalho Antônio Carlos da Silva Ávila com apoio dos integrantes da Brigada do Campus. Ávila explica que “a realização do exercício é uma exigência da Norma Regulamentadora 23 – Proteção contra Incêndios e da Norma de Procedimento Técnico 17 da Brigada de Incêndio”.

O simulado, segundo o técnico responsável, ocorreu conforme o planejado. “A equipe de brigadistas participou de treinamentos anteriores, que capacitaram os integrantes para atuar em casos de sinistros. Embora a atividade tenha sido uma simulação, percebemos que todos os integrantes estavam cientes das responsabilidades e das ações que deveriam cumprir para executar a atividade, garantindo a desocupação do prédio dentro do menor tempo possível e, acima de tudo, a saída de todas as pessoas em segurança”, relata Ávila.

Ávila comenta: “em nome da equipe de brigadistas, agradecemos todos os estudantes, técnicos e professores que colaboraram para que o exercício fosse executado dentro do planejado. Pretendemos realizar novas simulações a cada semestre, envolvendo outras instalações do Campus. Nosso objetivo é preparar a equipe de brigadistas e comunidade acadêmica para agir em casos de sinistros”.

Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndio
A Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndio do Campus Laranjeiras do Sul foi instituída pela Portaria Nº 1537/GR/UFFS/2018 e conta com a colaboração de 26 servidores, que atendem todas as dependências do Campus. Dentre suas atribuições, estão ações de prevenção e emergência.