Campus Laranjeiras do Sul discute, com entidades, Desenvolvimento Territorial da Cantuquiriguaçu

Publicado em: 12 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 12h01min

A UFFS - Campus Laranjeiras do Sul participou como colaboradora do I Simpósio sobre Desenvolvimento Territorial da Cantuquiriguaçu – SIMDETEC, realizado pela Associação de Municípios da Cantuquiriguaçu, que reúne 20 municípios do Médio Centro Oeste do Paraná. O evento aconteceu nos dias cinco e seis de junho, no Assentamento 08 de Junho, em Laranjeiras do Sul.

No simpósio os participantes discutiram o desenvolvimento territorial, que tem como objetivo promover o planejamento, a implementação e a autogestão do processo de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais e o fortalecimento e a dinamização da sua economia, beneficiando a agricultura familiar da região.

Debateram o tema “Desenvolvimento Territorial”, no primeiro dia, o representante da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial e Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/UNESP), professor Bernardo Mançano Fernantes, o direotr da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, Célio Wessler, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – DFDA/PR, Reni Antonio Denardi, o professor da UFFS, Luis Claudio Krajevski, e o professor da Unicentro, Ariel José Pires.

No dia seis, Os professores Pedro Ivan Cristoffoli, da UFFS, Cássia Inês Lourenzi Franco Rosa, da Unicentro, e Rosane Calgaro, da Unioeste, trataram do “Papel do Cooperativismo para o Desenvolvimento Territorial”. À tarde, plenárias debateram as “Experiências do Movimento Cooperativo de Mondragon” (com Andréas Bedia), Experiências do MST (com o professor Pedro Ivan Christoffoli) e o Território da Cantuquiriguaçu – Avanços do Território e Desafios da Inter-Cooperação (Condetec) (com Cleusa Gowacki e Elemar Cezimbra).

Durante o evento também foi lançado o Núcleo de Estudos de Desenvolvimento Cooperativo e Sustentabilidade, uma parceria da UFFS e o País Basco – Incubadora.