Publicado em: 19 de setembro de 2023 09h09min / Atualizado em: 21 de setembro de 2023 09h09min
Desde a última quarta-feira (13), a UFFS Campus Laranjeiras do Sul passou a disponibilizar acesso à internet no setor de olericultura e plasticultura das Áreas Experimentais.
A instalação e configuração dos equipamentos foi realizada pelo técnico de tecnologia da informação Luciano da Silva Lopes, pelo analista de tecnologia da informação Rafael Molina Ferrari e pelos trabalhadores terceirizados Gilberto Ladislau e Laércio de Paula.
A coordenadora acadêmica do Campus, Manuela F. C. S. Pereira, comenta que essa era uma demanda antiga e que as áreas de olericultura e plasticultura são as primeiras contempladas com o serviço. "Estamos possibilitando ao setor a condição de fazer pesquisa com equipamentos de monitoramento de dados de pesquisa. Isso representa um grande avanço”, declarou a coordenadora.
Manuela relata os principais benefícios que o acesso à internet irá proporcionar para os usuários: “o primeiro aspecto é a questão da comunicação e segurança. Anteriormente, enfrentávamos desafios na comunicação, mesmo em situações de emergência ou falta de insumos. Agora, com a internet, podemos nos comunicar facilmente e lidar com essas situações de forma eficaz. O segundo aspecto se refere à possibilidade de utilizarmos as tecnologias informatizadas para fazer coletas de dados em tempo real e o armazenamento em bancos de dados, antes não tínhamos essa condição e isso fazia com que precisássemos de dispositivos mais pesados e até mesmo mais caros. O terceiro aspecto se refere à possibilidade de monitoramento em tempo real. Com a internet, podemos monitorar em tempo real o que está acontecendo nas áreas experimentais, especialmente na área de olericultura e plasticultura, onde a suspensão da irrigação pode ser crítica. Também podemos instalar sensores e receber alertas para resolver problemas imediatamente. A instalação de câmeras de monitoramento nos permite acompanhar as atividades e recuperar imagens quando necessário”.
Foto indica o local de instalação da antena e do access point.
Conforme o analista de TI do Campus, Rafael Molina Ferrarri, “ o acesso à internet possibilita a ativação de dispositivos nas áreas experimentais, tais como atuadores, sensores e sistemas de monitoramento dos experimentos. A velocidade disponibilizada é a mesma que atende as demais áreas do Campus, 100 Mbps. As formas de acesso disponíveis são as mesmas já disponíveis no Campus, recomendamos sempre que possível utilizar as redes UFFS e UFFS-5G, por conter maior nível de segurança na conexão”.
"Para ativação de equipamentos nas áreas experimentais, recomendamos que sempre utilizem a rede UFFS-Equipamentos, podendo obter o suporte necessário com os servidores da área de TI, na Coordenação Administrativa”, orienta Ferrarri."
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos