Campus Laranjeiras do Sul: docente, técnico-administrativa e egressos da UFFS lançam livro sobre Ensino de Física
Lançamento ocorreu na quinta-feira (12)

Publicado em: 12 de abril de 2018 21h04min / Atualizado em: 13 de abril de 2018 13h04min

Na noite desta quinta-feira (12) ocorreu, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o lançamento do livro “Ensino de Física com experimentos de baixo custo”. A obra foi escrita por egressos da UFFS, técnico-administrativa e docente do Campus.

O livro foi organizado pela docente Vivian Machado de Menezes, e tem como autores, além da professora, o técnico-administrativa Daniele Guerra da Silva e os egressos do curso de Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias: Angelo Donizete Ribeiro, Celso Caitano de Souza, Dayana Antunes da Luz, Denize Almeida da Silva, Fernanda de Souza Muller, Júlia Graciele Ortiz Techio, Maria Helena de Oliveira Cristo e Sonia Maria Reviliau.

A professora Vivian Machado de Menezes comenta que “o livro é fruto de muito trabalho, em parceria com a Daniele, que é do laboratório de Física, e com os egressos do curso. Desde meu ingresso como docente na UFFS mantivemos projetos, e ao longo de três anos produzimos, coletamos e analisamos dados. Depois disso dedicamos um ano para a escrita. Enquanto pesquisadora, lançar um livro é uma grande felicidade, é uma imensa satisfação ter uma publicação do porte de um livro, não é todo dia que a gente consegue publicar, pois leva muito tempo para ser produzido”.

Vivian comenta que “o livro possui uma abordagem em nível de ensino médio. Ele apresenta experimentos de Física, e apesar de ter uma linguagem técnica, os leigos facilmente poderão entendê-la. A obra é uma espécie de manual que apresenta o passo a passo de cada experimento, explicando os materiais utilizados, a montagem de cada experimento e, através do suporte teórico, explica como proceder a análise dos resultados. Os leitores, tanto acadêmicos como professores do ensino médio, poderão usufruir do livro para uso em sala de aula ou até mesmo os curiosos vão conseguir entender a linguagem utilizada”.

A docente enfatiza que o livro poderá ser utilizado como suporte para atividades práticas ou complementares em sala de aula. "Normalmente os professores de Física não dispõe de laboratórios didáticos nas escolas e nem sempre conseguem preparar aulas experimentais, então a obra pode dar o suporte, em termos metodológicos, para os docentes reproduzirem experimentos demonstrativos ou alguns com mais cálculos”, explica.

Sobre os materiais utilizados nos experimentos apresentados no livro, Vivian relata que "priorizamos sempre o uso de materiais de fácil acesso, justamente para auxiliar professore e estudantes que não dispõem de laboratórios didáticos. Usamos materiais como garrafa PET, sucatas, sobras de madeiras, cabos de vassoura, entre outros, que são facilmente encontrados ou que tenham o mínimo de custo possível, buscando dessa foram facilitar o acesso e para que seja fácil reproduzir esses experimentos”.

Júlia Graciele Ortiz Techio, licenciada em Educação do Campo e egressa da UFFS, que também é autora do livro diz que “jamais imaginou que um dia colaboraria na escrita de um livro. Agradeço a professora Vivian pelo apoio e incentivo, estou muito feliz. Espero que o livro possa ajudar muitos professores e estudantes, nele apresentamos experimentos que foram testados várias vezes e que podem ser facilmente reproduzidos em sala de aula, sem a necessidade da utilização de laboratórios”.

As egressas Fernanda de Souza Muller e Denize Almeida da Silva, também colaboraram na escrita do livro. Para Fernanda “lançar a obra é muito especial, no mundo da academia sabemos o quanto é importante, ainda mais por ser um livro voltado para a área de Física, na qual ainda existe bastante dificuldade na aprendizagem”. Denize complementa que para ela “é a concretização de todo trabalho que foi desenvolvido por muito tempo. Sabemos que muitos autores só conseguem lançar um livro depois de uma longa carreira, então é uma alegria imensa ter participado do projeto e ter colaborado para a conclusão desse trabalho ainda durante a graduação. O livro tem um significado muito especial, pois seu objetivo é socializar com outras pessoas o conhecimento que produzimos no laboratório”.

O Livro
A obra “Ensino de Física com experimentos de baixo custo” apresenta uma alternativa para a experimentação de Física como forma de auxiliar professores e estudantes na elaboração/execução de aulas práticas que não necessitam de equipamentos sofisticados ou, até mesmo, de laboratório didático. O livro envolve o conhecimento teórico sobre assuntos relacionados à Física Geral e propõe um guia prático e roteiros com o passo a passo para a montagem dos experimentos, bem como materiais auxiliares para análise de resultados.

O livro foi lançado pela Editora Appris e está disponível para aquisição no site da Editora.

A Biblioteca da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul dispõe de exemplar do livro para consulta. Outro exemplar está disponível para os usuários do laboratório de Física.

Galeria de Imagens: