Publicado em: 04 de abril de 2016 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 11h01min
Na última sexta-feira (1º), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul deu início às atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo. A primeira atividade do curso foi marcada pela palestra "Educação do Campo e o desenvolvimento regional: a relevância da Pós-Graduação na UFFS", ministrada pelo vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli.
Em sua palestra, o vice-reitor destacou que a região do Cantuquiriguaçu é a que possui mais assentamentos no Paraná, com o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e com uma concentração de terra ainda significativa. O curso de Educação do Campo se propõe a refletir criticamente sobre esse contexto, analisando as contradições da sociedade, em especial dessa região.
Conforme Andrioli, “desde 2010, com a primeira turma de Licenciatura em Educação do Campo, a preocupação foi a formação de profissionais que pudessem atuar nas escolas do campo e que pudessem contribuir tanto para a elevação da consciência crítica das pessoas desta região, como na proposição de alternativas que passam pela agroecologia, pela agregação de valor à produção e pela fixação de pessoas no espaço rural”.
Para a coordenadora da especialização, Marciane Mendes, "o curso tem como principal objetivo aprofundar os fundamentos da concepção da Educação do Campo, articulando-os com proposições metodológicas que possibilitem dar direcionamento à Organização do Trabalho Pedagógico para as escolas do campo”. Conforme Mendes, “espera-se potencializar a ação formativa de professores de escolas do campo da rede estadual e municipal, por meio da formação continuada, em sintonia com os referenciais da concepção de Educação do Campo".
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim