Campus Laranjeiras do Sul promove Dia de Campo sobre cultivos integrados de inverno
Evento abordará ensaio com centeio e aveia no experimento comparativo de sistemas de produção Biodinâmico, Orgânico, 'Konvencional' e Controle (BDOKC)

Publicado em: 18 de novembro de 2021 20h11min / Atualizado em: 19 de novembro de 2021 20h11min

Na sexta-feira (19), a partir das 13h30, será realizado o Dia de Campo sobre: "O ensaio com centeio e aveia no experimento comparativo de sistemas Biodinâmico, Orgânico, 'Konvencional' e Controle (BDOKC)", na Área Experimental de Lavouras Anuais do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Contará com a participação de alunos do curso de Agronomia, matriculados no componente curricular "Práticas de campo e cultivos integrados de inverno", sócios da Cooperativa Agroindustrial 8 de Junho (COPERJUNHO) e da Cooperativa De Produtores De Sementes (COPROSSEL), além de demais convidados.

Haverá transporte saindo às 13h da praça José Nogueira do Amaral, no centro de Laranjeiras do Sul.

Importante lembrar que os participantes do evento devem seguir as normas de segurança em relação à covid-19 (máscara e distanciamento), além de outros itens necessários à prática de campo (chapéu, protetor solar, água)

O dia de campo será acompanhado pelo professor Geraldo Deffune Gonçalves de Oliveira, que destaca que: “o evento tem como parte da organização alunos e colaboradores da Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais (CAAEX), que aproveitam a colheita para trocar experiências sobre metodologia de pesquisa comparativa dos sistemas de produção em rotações anuais. Também é interessante verificar a supressão satisfatória dos inços pelo centeio precedido pela rotação com sorgo forrageiro do experimento comparativo BDOKC. Os resultados das análises estatísticas das amostras de biomassa do centeio e inços (do latim "indicium" - plantas indicadoras ou espontâneas) mostram vantagens significativas do sistema BD em relação ao Orgânico e 'Konvencional' em termos de massa total de plantas, espigas e seu conteúdo de matéria seca, assim como menor incidência de inços e já foram publicados recentemente em um TCC. As parcelas controle ou testemunha também mostram resultados significativamente inferiores aos tratamentos”.

Galeria de Imagens: