Campus Laranjeiras do Sul promove I Semana Acadêmica das Ciências Agrárias
Evento ocorre entre os dias 9 e 13 de abril

Publicado em: 28 de março de 2018 10h03min / Atualizado em: 11 de abril de 2018 09h04min

Entre os dias 9 e 13 de abril ocorre na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul a I Semana Acadêmica das Ciências Agrárias (I SACA). O evento engloba o Cantuqui Empreende – 1º Fórum de Empreendedorismo, a V Semana Acadêmica da Agronomia (V SEMANAGRO), V Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos (V SEMEA) e a VI Semana Acadêmica da Engenharia de Aquicultura (VI SEMAQUI).

A I SACA é um evento técnico, organizado pelos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e a Desenvolve Consultoria Júnior da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, e tem como objetivos capacitar a comunidade acadêmica e proporcionar a troca de informações e a vivência cultural. A metodologia empregada constitui-se de palestras, minicursos, simpósios temáticos e visitas técnicas. As palestras serão realizadas com orientação de professores, pesquisadores e extensionistas da área.

Conforme as docentes Leda Quast e Amanda Siqueira, “o evento se diferencia das semanas acadêmicas realizadas anteriormente pelo fato de promover algumas atividades de interesse comum que realmente integram os três cursos, embora cada curso tenha suas particularidades; essa é a principal mudança, pois antes os cursos se organizavam individualmente”. Para o professor Jorge Erick Garcia Parra, “embora o principal objetivo seja promover a integração entre os cursos, também haverá momentos para a realização de atividades específicas de cada curso”.

Os docentes salientam que “as atividades foram escolhidas e propostas pelos próprios estudantes e a organização está sob responsabilidade deles, com apoio de docentes dos três cursos de Graduação”.
A primeira atividade da SACA é o Cantuqui Empreende, fórum que abordará o empreendedorismo na região. A atividade é organizada e idealizada pela Desenvolve Consultoria Júnior da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Além disso, durante a SACA o Curso de Engenharia de Aquicultura promove o I Simpósio de Aquicultura da Cantuquiriguaçu (SIMPAQUI), que será realizado na quarta-feira (11). O objetivo da atividade é discutir a temática da aquicultura com estudantes, professores, comunidade regional, secretarias de agricultura dos municípios, empresas da região que atuam no ramo e outras universidades.

Para o encerramento do evento foi planejado o “Encontro de egressos”. De acordo com Parra, “a ideia é promover uma conversa mais aberta na qual os egressos possam apresentar suas experiências após a conclusão do curso e o ingresso no mercado de trabalho”.

As inscrições para a I SACA podem ser feitas diretamente no site do evento, no qual também está disponível a programação completa.

Atividades culturais

Pensando na integração entre os estudantes, na sexta-feira (13), ocorre um momento cultural com apresentações musicais no horário do almoço no Restaurante Universitário, que servirá cardápio diferenciado (feijoada). Também na sexta-feira, às 16h, haverá o plantio de mudas nas dependências do Campus.

Sustentabilidade

Os inscritos na I SACA receberão copos acrílicos para uso nos cafés que integram a programação do evento. Com a anuência dos gestores do RU, os utensílios podem ser utilizados nas refeições servidas no espaço. Também serão disponibilizados alguns copos para a comunidade acadêmica em geral.