Campus Laranjeiras do Sul promove seminário sobre cultivo de ervas medicinais
O encontro é destinado à comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas na temática

Publicado em: 21 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 21 de março de 2017 00h03min

No próximo sábado (25), a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realiza o “Seminário Integrador: Saberes e Identidade, Cultivo e Uso de Ervas Medicinais”. O evento acontece das 8h às 11h, no Auditório do Bloco dos Professores/Administrativo. O encontro é destinado a acadêmicos, professores e agricultores envolvidos no projeto, além de pessoas interessadas na temática.

O evento objetiva promover a socialização do conhecimento do cultivo e uso de ervas medicinais, por meio do Projeto de Cultura “Saberes e identidade camponesa: cultivo e uso de ervas medicinais – II edição”, o qual possibilitou a pesquisa e a socialização dos conhecimentos sobre a utilização das ervas medicinais, assim como o plantio  nas comunidades da região, por meio  de diálogos e oficinas, conservando a cultura, diminuindo o uso intensivo de fármacos e preservando a saúde familiar através do resgate de diversas espécies de plantas medicinais.
Conforme o coordenador, Vitor de Moraes, “o projeto possibilitou a aproximação da Universidade com a comunidade regional, fazendo o resgate da cultura e sua permanência, com a construção de hortas, encontros e oficinas, que tiveram boa participação e interesse. Os resultados do projeto foram positivos e importantes, possibilitando o conhecimento referente às ervas medicinais, bem como seu cultivo e consequente possível uso na saúde dos grupos familiares”.
A atividade é organizada pelo coordenador do Projeto de Cultura, Vitor de Moraes, com auxílio das estudantes Daniele Matoso Oliveira, Tais Saviski Teixeira e Ivonete Machado.