Campus Laranjeiras do Sul realiza a conferência de abertura da etapa local do Fórum das Licenciaturas
Evento acontece na quinta-feira, dia 11 de agosto. Debates dos GTs ocorrerão entre 12 de agosto e 30 de setembro.

Publicado em: 05 de agosto de 2022 09h08min / Atualizado em: 05 de agosto de 2022 10h08min

A UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realiza, na quinta-feira (11), a conferência de abertura da etapa local do Fórum das Licenciaturas da UFFS. O evento será realizado no Auditório do Bloco Docente/Administrativo, a partir das 19h30.

A conferência de abertura da etapa local terá como palestrante o professor Dr. Saulo Rodrigues de Carvalho, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que abordará a questão da identidade docente no contexto das resoluções Nº 02/2019 e Nº 02/2020 do CNE.

O Fórum das Licenciaturas da UFFS se constitui em um espaço coletivo permanente de debate, ausculta e sistematização dos cursos de licenciatura da UFFS, tendo por objetivo integrar as ações e consolidar a política institucional de formação inicial e continuada de professores da educação básica, em diálogo permanente com as instituições escolares e os sistemas públicos de ensino. Por isso, é fundamental o envolvimento de representantes dos professores e alunos das licenciaturas, técnicos administrativos em educação e representantes da Educação Básica.

Debates

Cada uma das temáticas propostas será debatida em um grupo de trabalho (GT).

Os GTs contarão com a participação da comunidade acadêmica e regional, com a presença de professores, estudantes e técnicos administrativos com atuação nas licenciaturas, além de professores da Educação Básica.

As discussões dos GTs serão realizadas entre os dias 12 de agosto e 30 de setembro e, ao final das discussões, cada GT deve elaborar um relatório que será encaminhado para a etapa institucional, que será realizada em Chapecó, no mês de novembro.

Confira os objetivos de cada GT irá nos debates:
GT1 - Avaliar as atividades formativas que contemplem as Práticas como Componente Curricular, os Estágios Curriculares Supervisionados e os Trabalhos de Conclusão de Curso.
GT2 - Avaliar a presença nos currículos e a necessidade de fortalecimento das temáticas relativas à educação para os direitos humanos, inclusão, relações étnico-raciais e educação ambiental.
GT3 - Avaliar a política de ingresso, de permanência dos estudantes nos cursos de licenciaturas e elaborar ações propositivas frente ao diagnóstico situacional dos cursos de licenciaturas no contexto (interno e externo) atual.
GT4 - Avaliar o papel estratégico e o formato dos programas: PIBID, RP, PET, monitoria, Grupos de estudos e pesquisas, PIBIC na articulação com a formação de professores e a Educação Básica.
GT5 - Discutir a implementação das atividades de pesquisa e de extensão e cultura nos currículos de graduação da UFFS e a forma de sua incorporação nos PPC das Licenciaturas em consonância com as políticas institucionais.
GT6 - Avaliar a política de alternância, acesso e permanência, carreira, currículo, a dimensão da vida e do trabalho e os fundamentos históricos e políticos da educação do campo e da educação indígena.

Fórum das Licenciaturas da UFFS
A realização do evento é uma iniciativa institucional e está vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O Fórum das Licenciaturas está ocorrendo em todos os campi da UFFS. Ao fim das etapas regionais, ocorrerá a etapa institucional em Chapecó, prevista para o mês de novembro.