Campus Laranjeiras do Sul realiza a I Feira de Ciências da Cantu na UFFS
Aproximadamente 600 pessoas visitaram o Campus

Publicado em: 29 de novembro de 2017 17h11min / Atualizado em: 30 de novembro de 2017 14h11min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul esteve movimentada nesta quarta-feira (29). Aproximadamente 300 estudantes de diversas instituições de ensino da região apresentaram trabalhos e experimentos e cerca de 300 pessoas visitaram a UFFS durante a I Feira de Ciências da Cantu na UFFS e Seminário do Pibid – Diversidade.

Espelho infinito, química dos chás, braço hidráulico, canhão eletromagnético, fogão solar, microscópio caseiro, vela de laranja, foguete com garrafa pet e como enxergar a sua voz? – esses foram alguns dos experimentos demonstrados por estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, de instituições de ensino de toda região Cantuquiriguaçu. A coordenadora da atividade, professora Vivian Menezes, comenta a diversidade dos trabalhos: “tivemos muita coisa diferente, muitos trabalhos inovadores, criativos, difíceis, divertidos, curiosos e expositivos”.

Segundo Vivian, “a feira superou as expectativas em número de trabalhos, de estudantes expositores e de visitantes. Os participantes gostaram e comentaram que estão entusiasmados para que ocorra uma nova edição, pretendendo se preparar para trazer mais trabalhos”.

A docente aproveita para agradecer aos participantes: “em nome da organização agradeço a todas as pessoas que vieram prestigiar o evento e a todos os professores e alunos que se empenharam e participaram da Feira. Agradeço aos professores, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS que auxiliaram na organização e aos professores e técnicos que atuaram como avaliadores dos trabalhos. Esperamos poder contar com essas pessoas para um próximo evento”, comenta Vivian.

Márcio Alves dos Santos, docente do Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Floriano Peixoto, acompanhou 10 estudantes na Feira. Para o professor, foi uma iniciativa muito importante. "Precisamos resgatar esse tipo de atividade. Nós, enquanto professores, às vezes nos preocupamos com os conteúdos, mas não pensamos na aplicação deles, então a Feira possibilita que sejam mostradas e demonstradas, para toda comunidade, a criatividade e a ciência”.  Agradecemos a UFFS por essa iniciativa e parabenizamos os organizadores pelo evento. Tivemos a oportunidade de interagir com estudantes e professores de diversas escolas que estavam aqui com um objetivo comum  – a divulgação da ciência”, destaca Santos.

Para a coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Diversidade, Marciane Mendes, “o Pibid socializa e concretiza hoje as atividades desenvolvidas durante todo o ano com o Seminário do Pibid – Diversidade. Juntamente com a Feira de Ciências socializamos as experiências desenvolvidas pelo Pibid Diversidade nas escolas do campo da região. Agradeço imensamente ao coletivo do Pibid – Diversidade, os acadêmicos, os professores coordenadores de área Alexandre Monkolski, Cladir Zanotelli e Vivian de Menezes, os professores supervisores que acompanham os pibidianos nas escolas e as escolas do campo que recebem nossos estudantes diariamente”.

Trabalhos premiados

Categoria Ensino Fundamental
1º lugar: Banco de Alimentos / Escola Estadual Érico Veríssimo. Equipe: Eliane (professora), Marina, Júlia, Rayane e Aline (alunas).
2º lugar: Uso do Aplicativo "Stop Motion" no Aprendizado de Embriologia / Colégio Estadual Professora Elenir Linke. Equipe: Luciana (professora), Carolaine, Gustavo, Sabrina e Samuel (alunos).
3º lugar: Motor Solenoide / Colégio Estadual Laranjeiras do Sul. Equipe: Silvana (professora), Dirceu, Aline e Isabela (alunos).

Categoria Ensino Médio
1º lugar: Bobina de Tesla / Colégio Estadual Professora Elenir Linke; Equipe: Luciana (professora ), Vinicius, Bruno e Daniel (alunos).
2º lugar: Protótipo de um CNC (Comando Numérico Computadorizado) / Colégio Estadual Floriano Peixoto. Equipe: Márcio (professor), José, Leonardo e Gustavo (alunos).
3º lugar: Simulador da Fisiologia do Ouvido Humano / Colégio Rural Estadual de Pinhalzinho. Equipe: Tânia (professora), Eliel, Érika, Karoliny e Priscila (alunos).

Categoria Ensino Superior
1º lugar: Construção de um Foguete com Garrafa PET / UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Equipe: Gian (professor), David e Marcos (alunos).
2º lugar: Vida de Inseto / UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Equipe: Aline (professora),Vanessa, Gabriela, Marcelo e David (alunos).
3º lugar: Os maiores Químicos do Planeta: os microrganismo / UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Equipe: Thiago (professora), Fernanda (técnica-administrativa), Higor, Davi, Daniele, Brenda e Caroline (alunos).

Organização
O evento foi promovido pelo Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Diversidade.