Campus Laranjeiras do Sul realiza II Curso de Teatro em Stanislaviski e I Festival de Artes Cênicas – Cenas Curtas
Atividades contaram com a participação da comunidade acadêmica e regional

Publicado em: 27 de março de 2018 14h03min / Atualizado em: 28 de março de 2018 08h03min

Durante a última semana aconteceu, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o "II Curso de Teatro em Stanislaviski para multiplicadores de arte educação – “A preparação do ator””. A atividade, realizada pela Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), ofereceu à comunidade acadêmica e à comunidade regional a oportunidade de desenvolver habilidades básicas de atuação e direção teatral.

Conforme o Coordenador Adjunto de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Júnior, o “projeto também desenvolveu oficinas de Cenas Curtas nos Colégios Estaduais Professor Aluísio Gildo Schuck e Laranjeiras do Sul, com o intuito de prestigiar e ampliar as possíveis novas parcerias. A UFFS, enquanto centro de referência da educação superior, viabilizou a participação e interação entre grupos de teatro do município, como o Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul (TULS), de atoress amadores e de iniciantes nas artes cênicas”.

E no sábado (24), também realizado através de parceria entre as duas instituições, aconteceu o I Festival de Artes Cênicas – Cenas Curtas. Para o professor Marcio Martins, representante do IFMT, o Festival “foi um sucesso em sua primeira edição, com peças de extrema qualidade, com atores e atrizes de extrema qualidade, todos amadores. Isso mostra a importância da relação entre Instituto e Universidade. É o segundo ano que estou aqui, desta vez volto para o IFMT com uma carta de intenções de convênio, para que juntos escrevamos um projeto de teatro, além de esboçar o projetoo de teatro, que a Direção, de alguma maneira, já nos concedeu apoio e para criar um grupo de estudos do teatro”.

Segundo Martinho, as atividades desenvolvidas contribuíram no processo de formação dos acadêmicos, no que se refere “ao desenvolvimento da oratória e de estratégias de interação com o público”.

Participação comunidade acadêmica e comunidade regional

Gabriel Henrique de Albuquerque, é acadêmico da primeira fase do curso de Economia e comenta que vem sendo muito boa a experiência de estudar na UFFS e que vir de outra cidade e ficar longe da família para poder estudar é muito difícil e “ligar esse momento de dificuldade com a Oficina foi espetacular, tirou o ou foco da saudade da família. Quando se começa um projeto, se empenha, se entrega a ele, acaba-se esquecendo um pouco dos problemas. Esse Festival é um projeto que vem para somar para a Universidade, para os alunos e para a comunidade. Uma experiência incrível que a Universidade está proporcionando para os acadêmicos”.

Professora de artes do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul, Andréia Schach Fey participou do “II Curso de Teatro em Stanislaviski” e se apresentou no Festival. Ela destaca que o teatro faz parte de seu dia a dia: “eu preciso falar sobre isso com meus alunos e então quando vi a oficina eu vi uma oportunidade de poder sentir melhor o teatro e poder transmitir essa sensação para os meus alunos, porque é difícil falar com propriedade de uma coisa que você não vivenciou de fato. Para mim como professora foi uma experiência muito enriquecedora”.

Galeria de Imagens: