Campus Laranjeiras do Sul realiza lançamento do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado em: 01 de abril de 2016 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 11h01min

Na última quinta-feira (31) foi realizado o lançamento do segundo curso de Mestrado que será ofertado no Campus Laranjeiras do Sul. A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos teve seu lançamento oficial realizado no Auditório do Bloco A. No total, a UFFS já oferta 11 cursos de mestrado.

Participaram da cerimônia o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o vice-reitor, Antônio Andrioli, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, o coordenador do Mestrado, Luciano Tormen, docentes, técnicos-administrativos, estudantes e pessoas da comunidade regional. Em suas falas os componentes da mesa demonstraram entusiasmo com o lançamento do novo curso e, de maneira geral, agradeceram e parabenizaram a dedicação e o empenho dos docentes que trabalharam na elaboração da proposta do Programa. Esse é o primeiro curso nesta área, em nível de Mestrado, ofertado na região.

Para a diretora do Campus, Janete Stoffel, "é um orgulho ver o resultado do trabalho dos docentes que elaboraram a proposta do Mestrado. O lançamento do curso é um grande momento para o Campus Laranjeiras do Sul e deve ser comemorado". O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol segue a mesma linha ao comentar que esse curso é uma conquista para toda a UFFS. "A implantação de mais um programa de Pós-Graduação vai, aos poucos, consolidando o Campus do ponto de vista acadêmico. Esse mestrado fortalecerá muito os cursos de graduação já ofertados e, sobretudo, fortalecerá a pesquisa, tecnologia e inovação".

O reitor, Jaime Giolo, elogiou a proposta do curso e destacou seu alinhamento com a missão da UFFS: "O programa têm consonância com os compromissos basilares assumidos pela Universidade". O vice-reitor, Antônio Andrioli, destacou que "a pesquisa sobre a produção de alimentos abre novas fronteiras, novos espaços. Esperamos que as pesquisas desenvolvidas a partir do Mestrado contribuam para que a produção dos agricultores dessa região seja de fato garantida como produção saudável”.

O Curso

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) tem como área de concentração "Biociência e Tecnologia de Alimentos" e está segmentado em quatro linhas de pesquisa: Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; Microbiologia e bioprocessos; Análise de alimentos e química de processos verdes; e Processos e modelagem matemática aplicada a alimentos.

Ingresso de estudantes no curso

O processo de seleção para ingresso de alunos no curso já está disponível, com período de inscrições de 1º de abril a 10 de maio de 2016. Através do Edital Nº 255/UFFS/2016 são disponibilizadas até 20 vagas.

O início das aulas da primeira turma está previsto para agosto de 2016. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas na Secretaria da Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul, através do telefone (42) 3635 0014.