Publicado em: 12 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 01h04min
A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebe, neste primeiro semestre letivo de 2017, seis estudantes haitianos. Estes são os primeiros estudantes do país que cursam um curso de Graduação no Campus.
Dos seis estudantes, quatro ingressaram na UFFS por meio do Processo Seletivo Especial para Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (PROHAITI), programa criado em parceria entre a UFFS e a Embaixada do Haiti no Brasil, que visa contribuir com a integração dos imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de Graduação da UFFS. Já os outros dois estudantes ingressaram pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),
Cassandre Dorimond e Kitchner JN Philippe cursam o primeiro semestre do Curso de Ciências Econômicas; os estudantes Anne Carine Bien Aime e Matthieu Octaveus iniciaram a Graduação em Agronomia. E os irmãos Jemima Petiote e Jimmy Petiote cursam Engenharia de Alimentos e Engenharia de Aquicultura, respectivamente.
Os estudantes comentam que viram na UFFS uma grande oportunidade de qualificação profissional e que foram recepcionados com muita atenção pelas equipes de professores e de técnicos-administrativos. Os estudantes haitianos relatam ainda que, embora apresentem algumas dificuldades, especialmente com a língua portuguesa e os costumes locais, aos poucos estão se adaptando.
Algumas características são comuns entre eles, como o desejo de profissionalização, a garra, a força de vontade para dar o melhor de si e a alegria. Jimmy Petiote comenta: “tenho algumas dificuldades, mas tenho muita força de vontade para aprender. Não quero apenas ser mais um profissional, quero dar o melhor de mim para ser um profissional de excelência”. Kitchner Philippe também relata que encontra algumas dificuldades com a língua portuguesa e ressalta: “quero superar tudo isso para ser um profissional muito competente”.
Jemima Petiote menciona que está gostando do Curso de Engenharia de Alimentos e que tem muito interesse nessa área, especialmente em realizar experimentos com os alimentos. Já Cassandre Dorimond está pensando em continuar os estudos após a Graduação e cursar um Mestrado e Anne Aime planeja fazer estágio e também um intercâmbio no Canadá ou na França.
Segundo a diretora em exercício do Campus Laranjeiras do Sul, Katia Seganfredo, o PROHAITI é uma política de inserção social importante viabilizada pela UFFS. "Entendemos que é necessário que estes estudantes permaneçam e concluam a Graduação, por isso, desde o ingresso, buscamos realizar um acompanhamento permanente e, para isso, planejamos diversas ações que buscam promover a inserção dos estudantes no ambiente universitário, no curso e na comunidade regional", comenta Katia.
Conforme o assistente social Wilian Przybysz, “para viabilizar a permanência desses alunos na Instituição e promover a sua inserção e interação com a comunidade acadêmica e regional, o Campus tem desenvolvido diversas ações. Além do acesso aos auxílios socioeconômicos, que atende critérios específicos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), os estudantes haitianos têm atendimentos com profissionais específicos, entre eles psicólogo e pedagogo, participação nas monitorias e atendimentos com docentes, os quais visam abordar as demandas específicas”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim