Publicado em: 03 de maio de 2022 10h05min / Atualizado em: 03 de maio de 2022 13h05min
O estudante Kitchner Jn Philippe, do curso de graduação em Ciências Econômicas, deixou sua marca na história da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul. Philippe é o primeiro acadêmico de origem haitiana que defendeu trabalho de conclusão de curso (TCC) no Campus.
Intitulado “As duas ditaduras da Família Duvalier: 29 anos de sofrimento no Haiti”, o TCC buscou investigar e compreender como as duas ditaduras da família Duvalier, compreendidas por François Duvalier e seu filho Jean-Claude Duvalier, duraram 29 anos e determinaram os rumos do país haitiano, de 1957 até 1986.
O estudo também buscou identificar de que modo as potencialidades e as limitações desse país foram destruídas ou construídas durante a vigência das duas ditaduras. Além disso, o trabalho apresentou o Haiti, sua história, cultura, educação, saúde, culinária e seus usos e costumes. Os resultados da pesquisa revelaram o método de dilapidação do erário do país.
Conforme a professora Maria Eloá Gehlen, orientadora de Philippe, “o estudante foi aprovado com recomendação de publicação do seu trabalho em artigo de revista”. A banca foi composta pela professora orientadora Maria Eloá Gehlen, professora Janete Stoffel e professor Régis Clemente da Costa.
O TCC, em breve, estará disponível para consulta no Repositório Digital da UFFS.
Sobre o estudante
Nascido em Porto Príncipe, capital do Haiti, Philippe morou alguns anos na capital e depois migrou com o pai para Jacmel, cidade de origem dos pais.
O estudante chegou no Brasil no final de 2015 e veio para Laranjeiras do Sul no início de 2017, quando iniciou seus estudos na UFFS.
Sobre estudar na UFFS, o aluno relata “decidi estudar na UFFS por ser uma universidade federal e também pela oportunidade oferecida pelo Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (PROHAITI). A experiência foi difícil, porém extraordinária”.
Sobre o desejo para os próximos anos, Philippe relata: "a expectativa primeira seria voltar para o meu país, mas o momento não é favorável. Nesse contexto, quero ficar no Brasil, pensando os próximos passos na carreira de economista”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS
19 de novembro de 2024
Eventos