Campus Laranjeiras dos Sul: Programa de Monitorias contempla 16 projetos abrangendo seis cursos de Graduação
O Programa de Monitorias é uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui com a formação do acadêmico e integra as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de Graduação

Publicado em: 27 de abril de 2017 08h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2017 08h04min

Neste ano de 2017 a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul selecionou 16 projetos de monitoria que serão desenvolvidos ao longo do ano. Vinculados a estes 16 projetos, foram selecionados 10 acadêmicos para atuação como monitores remunerados e outros 22 como monitores voluntários. Os projetos selecionados abrangem diversas áreas dos cursos de Graduação. O objetivo desse tipo de atividade é possibilitar que os estudantes possam aprimorar os conhecimentos, organizar seus estudos e interagir com outros estudantes.

As monitorias são direcionadas para todos os acadêmicos, desde as fases iniciais. Os estudantes que possuem alguma dificuldade nas áreas atendidas pelas monitorias ou que estejam interessados em conhecer determinado conteúdo, complementar estudos ou tirar dúvidas podem procurar os monitores nos horários de atendimento e participar das atividades, que são abertas a todos os alunos.

Conforme a diretora em exercício, Katia Seganfredo, "a monitoria é uma atividade fundamental, pois possibilita aos monitores o reforço do conteúdo, uma vez que ele deverá estar preparado e estudar mais para poder explicar os conteúdos aos colegas, sempre sob a supervisão do docente proponente. O estudante monitor aprende ensinando, e isso auxilia na fixação do aprendizado. Já os alunos com alguma dificuldade em determinada disciplina ou conteúdo, ao participar das monitorias, conseguem, na maioria das vezes, assimilar com mais facilidade os conteúdos e, com isso, obter um melhor rendimento acadêmico, contribuindo para sua formação".

Katia destaca que "as atividades de atendimento dos monitores estão diluídas ao longo da semana em diversos horários e espaços do Campus, facilitando e possibilitando o acesso de um número maior de estudantes a essa importante ação de apoio às atividades de ensino, cuja oferta qualifica o processo de ensino-aprendizagem, favorece a diminuição dos índices de retenção nos componentes curriculares e auxilia no combate à evasão".

Conforme explica a técnica em Assuntos Educacionais, Franciele Lenschuko, a seleção de monitores é para atuação anual e não semestral como nos anos anteriores. Franciele ressalta que "é uma mudança positiva, tendo em vista que propiciará a realização de orientações mais qualificadas junto aos monitores, pois teremos mais tempo para estabelecer vínculos e padronizarmos a oferta dos serviços de monitoria. No formato anual, poderemos amadurecer e qualificar substancialmente essa importante ação de apoio pedagógico no Campus, auxiliando especialmente na trajetória dos nossos alunos que estão matriculados nos primeiros semestres dos cursos de graduação".

Para saber os horários de atendimento dos monitores acesse o quadro de horários.

Programa de Monitorias

Instituído na UFFS através da Resolução Nº 4/CONSUNI CGRAD/UFFS/2011, o Programa de Monitorias caracteriza-se como uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui com a formação do acadêmico e integra as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de Graduação e tem por finalidade despertar e sensibilizar nos acadêmicos o interesse pelo fazer docente, bem como contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Graduação. O programa abrange duas modalidades: monitoria remunerada e monitoria não-remunerada.

O monitor desempenha suas atividades durante 12 horas semanais, acompanhado pelo docente responsável pelo projeto, bem como pelo Colegiado do Curso ao qual está vinculada a proposta.

São objetivos da Monitoria: proporcionar ao estudante de Graduação da UFFS oportunidade de participar de projetos de monitoria que possibilitem o aprofundamento em determinada área de conhecimento; propiciar condições para que os acadêmicos possam desenvolver formas de pensamento e de comportamento visando ao trabalho científico independente e à colaboração na produção acadêmica; colaborar com os professores para o desenvolvimento e
aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas; promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes; sensibilizar para as questões pertinentes ao Ensino, Pesquisa e Extensão.