Campus Laranjeiras do Sul forma primeira graduada indígena da etnia Guarani
A cerimonia será transmitida no perfil do Facebook do Campus, às 18h30.

Publicado em: 10 de dezembro de 2021 13h12min / Atualizado em: 10 de dezembro de 2021 20h12min

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul forma, nessa sexta-feira (10), a partir das 18h30, a primeira acadêmica indígena da etnia Guarani do Campus, a acadêmica Janaina Delane. O curso  já formou entre seus graduados sete professoras e professores indígenas da etnia Kaingang.

Comprometida com suas origens, o trabalho de conclusão de curso de Janaina Delane aborda a temática da cultura e religiosidade Guarani, a partir de suas investigações na aldeia Palmeirinha do Iguaçu, localizada na terra indígena Mangueirinha, em Mangueirinha-PR.

Atualmente, o curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas do Campus Laranjeiras do Sul continua o trabalho acadêmico de formação de docentes para as escolas do campo e indígenas, contando nesse momento com o Processo Seletivo Especial 2021.2 (Edital Nº 874/GR/UFFS/2021) em andamento para uma nova turma que terá início em fevereiro de 2022, num acordo de cooperação firmado entre a UFFS e a prefeitura municipal de Porto Barreiro-PR. Foram recebidas 97 inscrições de candidatos oriundos de 10 municípios de diversas regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul, entre os quais 82 são indígenas, das etnias Kaingang e Guarani, de cinco aldeias diferentes localizadas em três terras indígenas do Paraná. Na próxima terça (14), será publicado o edital de primeira chamada dos aprovados para a nova turma.

Segundo o Sistema de Gestão Acadêmica - SGA/UFFS, atualmente a UFFS possui 8.709 estudantes com matrícula ativa, sendo que desse total, 472 são indígenas, o que representa 5,41% do total de estudantes da UFFS.

A cerimônia da formatura será transmitida pelo perfil do Facebook do Campus.