Publicado em: 04 de julho de 2018 16h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2018 16h07min
A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu, no mês de junho, um Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier, equipamento de grande relevância para a realização de pesquisas da Graduação e de programas de Mestrado.
A instalação e o treinamento para utilização do equipamento ocorreram no dia 13 de junho, com a participação de servidores docentes e técnico-administrativos que farão o manuseio do equipamento com maior frequência no Campus.
O docente Thiago Bergler Bitencourt explica que o aparelho é utilizado nos laboratórios para a identificação de grupos funcionais. "Com a aquisição será possível identificar novas moléculas, novas ligações, confirmação de produtos de reações orgânicas e químicas, controle de qualidade na indústria de alimentos, modificação estrutural de plásticos, entre outras. De acordo com o tipo de espectro de infravermelho que é apresentado pela amostra, é possível, a partir de uma biblioteca interna que o equipamento possui, identificar que tipo de substância compõe a amostra", conta.
O equipamento beneficiará pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes dos cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos e dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de alimentos, ofertados no Campus.
Os interessados em utilizar o espectrofotômetro em pesquisas devem contatar o professor Luciano Tormen (luciano.tormen@uffs.edu.br) ou o tecnólogo em Química Marcelo Grassi (marcelo.grassi@uffs.edu.br) para verificar a disponibilidade do responsável técnico e do equipamento.
Aquisição do equipamento
O Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier foi adquirido por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2011 submetida à Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), agência pública que fomenta a ciência, tecnologia e inovação e está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O projeto foi submetido ao FINEP em 2011 e teve aprovado o montante de R$ 1,074 milhões, destinados à compra de equipamentos científicos para laboratórios de pesquisa da Universidade. O Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier é um dos equipamentos adquiridos, com investimento de, aproximadamente, R$ 149 mil (valor pago para compra do equipamento e despesas acessórias de importação).
Nova aquisição
O Campus aguarda o recebimento e instalação de um Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC). A instalação deste equipamento depende da aquisição de gases ultrapuros, que estão sendo adquiridos via licitação pela UFFS.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim