Centro Vocacional Tecnológico é espaço de integração entre a UFFS e a comunidade regional
No CVT funcionam atividades e projetos que objetivam dar suporte para associações e cooperativas da região

Publicado em: 24 de maio de 2018 10h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2018 13h05min

Inaugurado em junho de 2016, o Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT), da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, configura-se como uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que busca promover a divulgação e produção de conhecimento científico, tecnológico e técnico prático, e a transferência crítica de conhecimentos organizacionais e tecnológicos voltados para melhorias dos processos, visando o desenvolvimento econômico e social sustentável da região de abrangência da UFFS.

O CVT é um espaço disponível para utilização pela comunidade acadêmica e regional, que busca promover a integração entre a Universidade e a comunidade regional por meio de diálogos e ações acerca de aspectos tecnológicos e organizativos, integrando os conhecimentos da Instituição com as necessidades e saberes da comunidade. O espaço possibilita a incubação virtual (apoios, assessorias) de cooperativas e agroindústrias, a realização de consultorias e assessorias técnicas e organizacionais para micro e pequenos empreendimentos localizados na região, além da promoção de cursos de extensão tecnológica e organizacional, visando o desenvolvimento, com inclusão social, no Território da Cantuquiriguaçu, entre outras atividades.

No CVT funcionam atividades e projetos que objetivam dar suporte para associações e cooperativas, buscando possibilitar que estas organizações obtenham melhorias nas condições de trabalho e renda para as pessoas, e a efetivação de ações que promovam o desenvolvimento regional em uma perspectiva de inclusão social e diminuição de desigualdades. Além disso, o CVT promove cursos de capacitação voltados para agricultores, associados de cooperativas e pessoas vinculadas às diversas associações existentes na região e que tenham relação com as atividades propostas pelo Centro.

O espaço também é utilizado para o desenvolvimento de atividades de núcleos, grupos de estudos, e projetos de Extensão. Atividades, empreendimentos e grupos ligados ao cooperativismo e à Agroecologia na região, que necessitem de suporte e apoio da UFFS, poderão ser acompanhados em projetos vinculados ao CVT.

Confira as atividades, grupos e núcleos que desenvolvem atividades no CVT:

– Centro de Documentação em Cooperativismo e Desenvolvimento Regional – Padre Arizmendiarrieta (CEDOC);
– Desenvolve Consultoria Júnior (Empresa Júnior dos Cursos de Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Agronomia e Engenharia de Aquicultura);
– Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA);
– Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã (NEA-SSAN Karu Porã);
– Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu (NEA Cantuquiriguaçu);
– Núcleo de Estudos em Aquicultura com Enfoque Agroecológico (AquaNEA);
– Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP);
– Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Territorial (NEDET);
– Programa de Educação Tutorial (PET – Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia).

Parceria
O CVT foi construído dentro da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul a partir de programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O recurso destinado à construção foi recebido mediante emenda parlamentar, intermediada pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul e outras entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils).