Comunicado Oficial à comunidade
Direção de Campus responde questionamentos sobre o retorno às aulas presenciais na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul e do Nível de Segurança Operacional (NSO).

Publicado em: 18 de fevereiro de 2022 16h02min / Atualizado em: 18 de fevereiro de 2022 18h02min

A Direção da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul emitiu comunicado referente aos questionamentos sobre o retorno às aulas presenciais no Campus e do Nível de Segurança Operacional (NSO).

Confira o documento na íntegra:

COMUNICADO Nº 006/CLS/UFFS/2022

Laranjeiras do Sul-PR, 18 de fevereiro de 2022.

Devido a alguns questionamentos da comunidade acadêmica e regional, acerca do retorno às aulas presenciais no campus e do Nível de Segurança Operacional (NSO), seguem as respostas abaixo:

Porque não retornamos em fevereiro de 2022?

Nosso retorno em fevereiro de 2022 estava atrelado à manutenção do baixo NSO identificado em dezembro de 2021, porém houve um aumento expressivo de contágio e, portanto, um grande aumento do NSO, que impede a liberação de retorno presencial conforme o indicativo inicial.

Ainda, nos meses de dezembro/2021 e janeiro e fevereiro de 2022, o município planejou o período de férias dos servidores de saúde, que encontram-se sobrecarregados pelos dois últimos anos de Pandemia que se instalou em nosso Planeta. Para os moradores de Laranjeiras, foi possível evidenciar, postos de saúde fechados, redução de número de profissionais, que ainda foi intensificado pelo alto número de afastamentos de profissionais da saúde pela contaminação por Covid.

Não podemos negligenciar os riscos de gerar situações de crise no atendimento de saúde pública do município, devido ao retorno das atividades presenciais da UFFS. O retorno da UFFS é muito diferente de retorno do ensino municipal, pois haverá consequente vinda de muitos estudantes residentes atualmente fora de Laranjeiras do Sul.

Com base nas informações acima, a equipe técnica definiu, juntamente com a Coordenação Acadêmica, Coordenação Administrativa e Direção do Campus, que um novo indicativo de retorno seria apresentado (7 de março de 2022) e que a confirmação deste indicativo seria realizada após reunião destas mesmas instâncias, no dia 22 de fevereiro de 2022.

Qual é a base de cálculo do NSO?

Nossa atual matriz de cálculo do NSO foi aprovada pelo Conselho de Campus e tem base científica:
Matriz de indicadores

O Modelo proposto foi baseado em uma metodologia amplamente utilizada em saúde pública que inclui indicadores específicos, gerando um índice composto que permite a classificação do risco de transmissão da doença. Esta abordagem está baseada nos delineamentos propostos pelo Ministério da Saúde e foi adaptado às características específicas da Quinta Regional de Saúde do Estado do Paraná, da qual o município de Laranjeiras do Sul é pertencente, sendo semelhante ao empregado na avaliação de Ministério da Saúde para a Dengue (NOTA TÉCNICA N.º 118/2010 CGPNCD/DEVEP/ SVS/MS). O documento também teve como base uma matriz elaborada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - FVS/AM (2020).

Devido à mudança nas indicações gerais de gravidade da Covid-19, foi proposto uma análise técnica para possível alteração da matriz de cálculo do NOS, a qual também ocorrerá na reunião de 22 de fevereiro de 2022.

Importante salientar que todos reconhecemos os prejuízos causados pelo ensino adaptado para o sistema remoto, mas é responsabilidade da Universidade realizar análise ampla da situação e tomar decisões com base técnico-científica.

Neste momento é de grande importância a participação de toda a comunidade acadêmica em responder as solicitações de informações sobre situações de contaminação e de vacinação, pois ainda não temos informações de todos em relação a estes levantamentos.

Pedimos que toda a comunidade acadêmica aguarde as novas definições a serem publicadas após a reunião do dia 22 de fevereiro.

MARTINHO MACHADO JUNIOR

Diretor de Campus