Curso de Aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos oferece vagas para professores da educação básica
O curso é gratuito e as atividades serão realizadas nos polos de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Realeza e Francisco Beltrão

Publicado em: 20 de fevereiro de 2025 16h02min / Atualizado em: 20 de fevereiro de 2025 16h02min


A Universidade Federal da Fronteira Sul está com inscrições abertas para o Curso de Formação Continuada Educação em Direitos Humanos: articulando democracia e diversidade no Paraná.
O curso destina-se a educadores da educação básica: professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escola pública, que estejam em exercício da profissão nas redes de educação pública.

O curso é gratuito e semipresencial, e tem como objetivo contribuir para implementar uma cultura de Direitos Humanos nas escolas. São disponibilizadas, ao todo, 200 vagas, para turmas nos municípios de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Realeza e Francisco Beltrão.

As inscrições permanecem abertas até o dia 12 de março e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível em https://bit.ly/APDH. Além de informar dados pessoais, os candidatos deverão anexar ao formulário documento de identificação, comprovante de formação em licenciatura e comprovante de vínculo com a Educação Básica (contrato, portaria ou publicação oficial).

Requisitos para para participar do curso
1) Ser professor, coordenador pedagógico ou gestor da rede pública municipal e/ou estadual da educação básica;
2) Ser graduado em Pedagogia ou outra licenciatura, incluindo todas as modalidades de ensino previstas por lei;
3) Ter disponibilidade para dedicar ao curso: aulas e estudos;
4) Ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, obrigatórios, nos locais previstos.


Sobre o curso

Com carga horária de 180 horas, o curso será realizado de forma híbrida, com 64 horas de encontros presenciais aos sábados, a cada 15 dias, e 116 horas de atividades semipresenciais, que incluem aulas síncronas e assíncronas. As aulas terão início no dia 15 de nos polos e os locais das aulas serão definidos em breve. 

Serão trabalhados temas como História e Concepções de Direitos Humanos; Escola: proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes; Escola, Violência, Mediação de Conflitos e Paz, e outros. Todas as temáticas serão apresentadas com o objetivo de fomentar a educação em Direitos Humanos. Cada cursista será capacitado para elaborar um Projeto de Ação Educacional em Educação em Direitos Humanos a ser desenvolvido na escola.

Distribuição das turmas
Laranjeiras do Sul - 50 vagas;
Rio Bonito do Iguaçu - 50 vagas;
Quedas do Iguaçu  - 50 vagas;
Realeza - 25 vagas; e,
Francisco Beltrão - 25 vagas.

Informações adicionais
Para mais informações a respeito do curso entre em contato com e-mail cursoaedhpr@gmail.com.

Realização
O curso é resultante de uma parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Coordenação de Políticas Educacionais em Direitos Humanos (CGDH) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) - Ministério da Educação (MEC) e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH).