Curso de Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul obtém conceito máximo em avaliação do MEC
Comunidade acadêmica comemora obtenção do conceito 5

Publicado em: 28 de maio de 2024 14h05min / Atualizado em: 28 de maio de 2024 14h05min

O curso de Engenharia de Aquicultura, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, obteve conceito 5, nota máxima, em avaliação conduzida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para validar o reconhecimento do curso, a comissão de avaliação realizou uma visita virtual in loco. Durante essa visita, a comissão conheceu as instalações do Campus e conduziu reuniões com estudantes, professores, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado do curso e dirigentes do Campus.

Para a realização do reconhecimento os avaliadores analisam quase 60 itens agrupados em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco. Ao final, é atribuída uma média e, para a aprovação, é necessário atingir, no mínimo, o conceito três. O curso de Engenharia de Aquicultura obteve as seguintes notas: dimensão 1 (organização didático-­pedagógica): 4,43; dimensão 2 (corpo docente e tutorial): 4,44; dimensão 3 (Infraestrutura): 4,78. Dessa forma, o conceito final atribuído ao curso foi 5.

A coordenadora do curso, professora Maude R. de Borba, expressa sua satisfação com a avaliação recebida, afirmando: “ficamos muito satisfeitos com a nota máxima (5) recebida pelo nosso curso de graduação em Engenharia de Aquicultura, único em toda a UFFS, na reavaliação pelo MEC. A avaliação do MEC é importante para garantir a qualidade e o padrão dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Ser bem avaliado pelo MEC reflete o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, a infraestrutura adequada, o corpo docente qualificado, a oferta de recursos para os alunos, dentre outros. Essa conquista é resultado do esforço conjunto de professores, alunos, técnicos e demais colaboradores da instituição. Representa não apenas o reconhecimento do empenho de todos os envolvidos, mas também estímulo para continuarmos nos dedicando para mantermos a excelência acadêmica”.

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Aquicultura no site da UFFS.