Curso de Realidade Brasileira realiza etapa presencial
O curso é fruto de uma parceria entre UFFS e ASSESOAR.

Publicado em: 28 de março de 2022 17h03min / Atualizado em: 29 de março de 2022 12h03min

Durante o mês de março, aproximadamente 35 estudantes de diferentes localidades do Paraná estiveram na Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR) para dar seguimento no curso de especialização em Realidade Brasileira.

Iniciado em 2020 de maneira remota, em decorrência da pandemia da covid-19, o curso é fruto da parceria entre a UFFS - Campus de Laranjeiras do Sul e a ASSESOAR, mediante termo de convênio.

O curso é organizado através da pedagogia da alternância, que tem como espaço e tempos formativos o  "Tempos Universidade", com etapas presenciais com 3 dias de estudo, e o  “Tempos Comunidade”, no qual os estudantes desenvolvem suas atividades nas unidades de estudo. Desse processo, resulta o método do curso de Realidade Brasileira.

Para essa etapa do curso, foram escolhidas as unidades de estudo – que serão espaços construídos e debatidos com entidades, escolas, organizações e cooperativas – e estudadas e consolidadas ações em prol do desenvolvimento e enfrentamento de dificuldades. Essas unidades englobarão a educação no campo, o cooperativismo de crédito, o cooperativismo de produção de alimentos e o sindicalismo urbano.

A coordenadora do curso, professora Ana Cristina Hammel, destaca que “A turma, que é composta atualmente por 35 estudantes de diferentes localidades do Paraná e de outros estados do Brasil, reflete a importância de momentos de estudo, formação, debate e aprofundamento sobre a realidade brasileira, paranaense e regional relacionando com as obras e estudos acumulados de brasileiros (as) que foram imprescindíveis para a leitura crítica de nosso país”.