Cursos de Pedagogia dos campi Laranjeiras do Sul, Erechim e Chapecó promovem aula inaugural
A atividade será realizada dia 9 de novembro, a partir das 19h.

Publicado em: 09 de novembro de 2021 18h11min / Atualizado em: 10 de novembro de 2021 13h11min

Os centros acadêmicos dos cursos de Pedagogia dos campi Laranjeiras do Sul, Erechim e Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promovem aula inaugural. A atividade ocorre nesta terça-feira (9) a partir das 19h, com transmissão no Canal no YouTube: Pedagogia e Educação Popular.

O objetivo da aula inaugural do segundo semestre de 2021, além da acolhida dos estudantes para um novo semestre que se inicia, é proporcionar um debate crítico acerca da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e seus impactos nas licenciaturas e, principalmente, nos cursos de Pedagogia. Para essa discussão, foi convidada a professora Helena de Freitas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMPI).

Conforme a aluna Jayne Westphal, representante do Centro Acadêmico do Curso de Pedagogia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, “a construção desta aula inaugural dos cursos de Pedagogia da UFFS é extremamente importante, ainda mais se tratando de uma temática que nos afeta diretamente enquanto futuros professores. As principais propostas da BNC da formação de professores só aprofundam a gravidade da situação do ensino público em nosso país. Nada do que está proposto serve para melhorá-la, mas para enquadrar os currículos das universidades e a formação dos professores nos interesses mercadológicos das classes dominantes. Portanto, nossa luta deve ser pela imediata revogação da BNC Formação Docente e em defesa da autonomia universitária a da formação unitária do pedagogo”.

O evento é aberto para toda comunidade, especialmente para os estudantes e professores dos cursos. Não é necessária inscrição prévia.