Publicado em: 17 de janeiro de 2022 15h01min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2022 17h01min
Uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Laranjeiras do Sul deu origem à publicação do livro Agroecologia e ciência no Brasil: uma análise histórica.
A dissertação e o livro são de autoria do egresso do PPGADR, Paulo Henrique Vailati. A obra foi publicada pela Editora Dialética no ano de 2021.
A obra, elaborada a partir de mais de oitocentas fontes coletadas por meio de pesquisas hemerográficas e algumas entrevistas orais, visa demonstrar o processo histórico do advento e desenvolvimento da agroecologia no Brasil, quando de sua significação como ciência.
O livro busca esclarecer ideias sobre o conceito de agroecologia e referenciá-la como uma ciência do campo da complexidade, em que se faz pertinente compreender o seu processo de institucionalização inclusive pelo governo federal. Além disso, a obra revisa parte da discussão conceitual sobre o que seria o "alternativo" perante a "ciência", procurando compreender como a agroecologia no Brasil, nascida de movimentos alternativos, culminou em um processo numeroso de relações e fenômenos tão caros à metodologia experimental convencional, principalmente no que compete à sustentabilidade dos sistemas agroalimentares.
A dissertação foi elaborada por Paulo com a orientação do professor Miguel Mundstock Xavier de Carvalho. O trabalho pode ser consultado no repositório da UFFS em https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4970. Além disso, o autor fez a doação de um exemplar da obra para a Biblioteca do Campus Laranjeiras do Sul, que já está disponível para empréstimo.
O livro está disponível para aquisição no site da Editora Dialética e em diversos sites de marketplace.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS