Dissertação do PPGADR dá origem a livro “Agroecologia e ciência no Brasil: uma análise histórica”
Obra foi elaborada pelo egresso Paulo Henrique Vailati

Publicado em: 17 de janeiro de 2022 15h01min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2022 17h01min

Uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Laranjeiras do Sul deu origem à publicação do livro Agroecologia e ciência no Brasil: uma análise histórica. 

A dissertação e o livro são de autoria do egresso do PPGADR, Paulo Henrique Vailati. A obra foi publicada pela Editora Dialética no ano de 2021. 

A obra, elaborada a partir de mais de oitocentas fontes coletadas por meio de pesquisas hemerográficas e algumas entrevistas orais, visa demonstrar o processo histórico do advento e desenvolvimento da agroecologia no Brasil, quando de sua significação como ciência. 

O livro busca esclarecer ideias sobre o conceito de agroecologia e referenciá-la como uma ciência do campo da complexidade, em que se faz pertinente compreender o seu processo de institucionalização inclusive pelo governo federal. Além disso, a obra revisa parte da discussão conceitual sobre o que seria o "alternativo" perante a "ciência", procurando compreender como a agroecologia no Brasil, nascida de movimentos alternativos, culminou em um processo numeroso de relações e fenômenos tão caros à metodologia experimental convencional, principalmente no que compete à sustentabilidade dos sistemas agroalimentares.

A dissertação foi elaborada por Paulo com a orientação do professor Miguel Mundstock Xavier de Carvalho. O trabalho pode ser consultado no repositório da UFFS em https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4970. Além disso, o autor fez a doação de um exemplar da obra para a Biblioteca do Campus Laranjeiras do Sul, que já está disponível para empréstimo. 

O livro está disponível para aquisição no site da Editora Dialética e em diversos sites de marketplace. 

Galeria de Imagens: