Docente da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul profere palestra em Centro de Referência em Agroecologia

Publicado em: 05 de outubro de 2012 11h10min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

O professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Julian Perez Cassarino, proferiu a palestra “Soberania e segurança alimentar e nutricional na construção da agroecologia” na sede do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em Pinhais (PR). O evento foi organizado pelo próprio CPRA e aconteceu no último dia 26.

O objetivo geral da abordagem de Cassarino foi alertar para a necessidade de alterações nos padrões de consumo existentes atualmente. “A ideia foi trabalhar uma discussão em torno de como aumentar o enfoque da agroecologia para uma leitura do sistema agroalimentar como um todo, ou seja, olhar a agroecologia de forma mais abrangente, desde a produção, o processamento e o consumo dos alimentos”, destaca o professor.

Participaram do evento estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, servidores das prefeituras da região e profissionais envolvidos com a agroecologia. De acordo com Cassarino, a palestra serviu para ampliar a visão dos participantes acerca do tema. “As pessoas, muitas vezes, têm uma percepção muito técnica da agroecologia. No debate, foi possível abrir as perspectivas sobre a produção agroecológica”, afirma.

Esta foi a primeira atividade de um ciclo de palestras sobre agroecologia programado pelo CPRA.

(Foto: Assessoria CPRA)