Docente do Campus Laranjeiras do Sul aborda agricultura biológico-dinâmica na Costa Rica e Peru

Publicado em: 18 de outubro de 2012 11h10min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

O professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Geraldo Deffune de Oliveira, realizou atividades em diversas universidades e instituições da Costa Rica e do Peru, entre o final de setembro e início de outubro. Durante a viagem aos dois países, Oliveira ministrou cursos, palestras e oficinas sobre agricultura biológico-dinâmica.

Na Costa Rica, o professor ministrou um curso com o tema “Conceituação e fundamentos da agricultura biológico-dinâmica e pesquisa em agricultura biológico-dinâmica: metodologia e resultados” na Universidad Nacional de Costa Rica (UNAL-CR). Ainda no país da América Central, proferiu palestra e oficina no I Congreso Panamericano e XXVII Encuentro Latinoamericano de Agricultura Biodinámica, promovido pela Universidad EARTH, além de palestrar também na Universidad de Costa Rica (UCR).

A agricultura biológico-dinâmica também foi tema de atividades realizadas por Oliveira em instituições peruanas. O docente ministrou um curso teórico e prático na Red de Agricultura Ecológica del Perú (RAE) e na Asociación de Agricultura Biodinámica del Perú (ABD). Já na Universidad Nacional Agraria La Molina (UNAL), proferiu palestra sobre a mesma temática. Nas atividades em ambos os países, o público era composto por estudantes, profissionais e pesquisadores da área da agronomia.

Oliveira destaca a importância do contato realizado com as instituições da Costa Rica e Peru. “Trouxe minutas de propostas de colaboração e intercâmbio em pesquisa, ensino e extensão entre a UFFS e as universidades visitadas, além de possíveis estágios de estudantes.”

De acordo com o professor, foi possível conhecer trabalhos interessantes relacionados à agrobiodiversidade. “Tanto Peru quanto Costa Rica têm centros de origem de várias plantas cultivadas aqui, como milho, feijão e pimenta. A ideia é estabelecer convênios com eles”, explica.

Agricultura biológico-dinâmica

A agricultura biológico-dinâmica ou biodinâmica é o método mais amplo e antigo de agricultura ecológica, sustentável ou orgânica, sendo que esta última denominação - a mais difundida internacionalmente - tem sua origem no conceito de organismo agrícola, ideia central da biodinâmica. A agricultura biológico-dinâmica originou-se a partir do trabalho do filósofo e pesquisador austríaco Rudolf Steiner, autor de importantes ideias e aplicações práticas em diversas áreas do conhecimento humano como educação, medicina, sócio-economia, artes plásticas e cênicas.