Docente do Campus Laranjeiras do Sul apresenta trabalhos sobre a economia paranaense na Ecopar

Publicado em: 19 de setembro de 2012 12h09min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min

O professor Paulo Nunes, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, apresentou dois trabalhos no IX Encontro de Economia Paranaense (Ecopar) – Transformações na Economia Paranaense no Século XXI. O evento, que tinha o objetivo de apresentar e discutir temas e resultados de pesquisas na Instituições de Ensino Superior do Paraná na área de Ciências Sociais Aplicadas foi realizado em Londrina, nos dias 13 e 14 de setembro.

O primeiro trabalho de Nunes, intitulado “Estrutura produtiva da Microrregião de Guarapuava e do Município de Laranjeiras do Sul/PR: Comparações entre os indicadores econômicos”, visou identificar os principais setores produtivos das regiões. “Laranjeiras do Sul faz parte da região da Cantuquiriguaçu e alguns município da microrregião de Guarapuava não fazem. Busquei estabelecer um paralelo para apontar as diferenças na relação entre as duas regiões acerca do desenvolvimento econômico”, explica Nunes.

De acordo com o professor, o segundo trabalho apresentado no evento, “A distribuição da agroindústria no Paraná no ano de 2010: Uma análise espacial”, teve como objetivo central indicar os locais onde a produção agroindustrial no estado é mais significativa. “A indústria de alimentos e bebidas é bem difundida no Paraná, de acordo com os resultados encontrados no meu artigo, enquanto que as indústrias têxteis, de madeira e de papel têm pontos mais definidos”, conclui.

Ecopar

O Encontro de Economia Paranaense deste ano foi organizado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, profissionais dos setores público e privado, empresários, representantes da sociedade civil, entre outros. Durante o evento, foram realizadas diversas palestras e apresentações de trabalhos em oito áreas temáticas diferentes.