Docente do Campus Laranjeiras do Sul realiza experimentos em vinhedos e adegas catarinenses

Publicado em: 26 de abril de 2013 10h04min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

O professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Geraldo Deffune de Oliveira, visitou vinhedos e adegas nos municípios de Água Doce (SC), Videira (SC) e Urubici (SC) para monitorar, coletar e analisar amostras de experimentos com uvas. Durante a viagem, que aconteceu de 14 a 18 de abril, o professor também visitou outras localidades, no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Oliveira realiza experimentos com uvas para produção de vinhos desde 2011. “Nessa atividade mais recente, levei as últimas amostras de vinhos das adegas para serem analisadas periodicamente em um laboratório de enoquímica, em Flores da Cunha (RS). Anteriormente as uvas também foram analisadas, em cada uma das colheitas”, explica.

O docente participou ainda de uma reunião na Chácara Biodinâmica Verde Vida, em Colombo (PR), para planejamento de pesquisa participativa em olericultura e de visitas técnicas de acadêmicos da UFFS e de agricultores participantes de projetos de extensão. “Essas visitas são importantes também para abrir oportunidade de estágios aos nossos estudantes”, completa.

Na parte final da viagem, Oliveira visitou vinhedos e adegas em Nova Pádua (RS), Garibaldi (RS) e Caxias do Sul (RS).