Publicado em: 25 de setembro de 2012 12h09min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min
A professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, Betina Muelbert, participou do IV Simpósio Internacional de Aquicultura (Acuacuba 2102), realizado em Havana, Cuba, entre os dias 17 e 20 de setembro. O evento reuniu participantes de seis países da América Latina.
Durante o simpósio, a professora apresentou o trabalho “Crescimento do Jundiá rhamdia quelen em viveiros de terra de agricultores familiares”, desenvolvido em conjunto com os professores Alexandre Monkolski, Maude de Borba e Sílvia Romão e seis alunos bolsistas. “Este foi o primeiro trabalho de pesquisa que fizemos na região com o peixe Jundiá, que é uma espécie nativa do Rio Iguaçu e que tem um grande potencial de crescimento. Temos que tratar o Iguaçu com muito cuidado porque 80% de suas espécies são endêmicas, ou seja, são únicas e exclusivas deste rio”, explica a Betina.
A professora ressalta ainda que o trabalho teve o objetivo de avaliar o crescimento e a sobrevivência do Jundiá e foi desenvolvido em viveiros de terra com agricultores familiares. “Estudos como este, realizados em condições de campo, são complexos e têm uma relevância grande porque são muito mais aplicáveis posteriormente do que os feitos em laboratório”.
De acordo com Betina, a participação no Acuacuba foi importante principalmente devido à troca de experiências. “O contato com pesquisadores de outros países é fundamental para estreitarmos relações, pois a UFFS é uma universidade nova e essa proximidade com outras instituições é muito interessante”, destaca.
Além de participar do evento, a professora visitou a Estação de Desenvolvimento de Tecnologias Aquícolas (EDTA), localizada na cidade de Cotorro, a 30 quilômetros de Havana. “Conversei com os diretores da estação sobre os projetos desenvolvidos lá, principalmente com o Bagre Africano e com a Tilápia, conheci todas as instalações e apresentei a UFFS e os nossos projetos de extensão e pesquisa. Eles mostraram bastante interesse em desenvolver intercâmbios e possíveis estágios”, afirma.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS