Estudantes do curso de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas participam de aula prática sobre conhecimento popular
A atividade buscou aproximar o conhecimento científico do conhecimento popular.

Publicado em: 22 de julho de 2022 11h07min / Atualizado em: 22 de julho de 2022 16h07min

Na última quarta-feira (20), os estudantes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas (regime de alternância) da UFFS — Campus Laranjeiras do Sul participaram de uma aula prática sobre conhecimento popular.

A ação foi propiciada pelo componente curricular Educação Popular e Educação do Campo, ministrado pelas professoras Liria Angela Andrioli e Marciane Maria Mendes. Também participou da atividade o professor Paulo Mayer, que contribuiu com suas experiências sobre o tema.

Uma das atividades consistiu na busca de água a partir da técnica da forquilha verde, que auxilia a indicar o local propício para se abrir um poço, por exemplo. Outra experiência foi a de reconhecimento e conhecimento de algumas ervas medicinais e curativas. As atividades foram encerradas com uma mística.

Foi uma aula diferenciada para estudantes que, em sua maioria, são indígenas das etnias Guarani e Kaingang. Os docentes e acadêmicos puderam vivenciar na prática o conhecimento popular e os saberes ancestrais. O desafio foi aproximar o conhecimento científico do conhecimento popular, a partir do diálogo de saberes, que também é um dos objetivos da Educação Popular e da Educação do Campo.

Galeria de Imagens: