Estudantes de Agronomia realizam plantio de mudas nativas em instituições de ensino de Laranjeiras do Sul
Foram plantadas mudas de Araçá, Canafístula, Guabiroba, Ingá, Ipê-amarelo, Jabuticaba e Tarumã.

Publicado em: 24 de março de 2022 13h03min / Atualizado em: 25 de março de 2022 10h03min

Estudantes matriculados na disciplina Prática de Campo IV do curso de Agronomia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realizaram o plantio de árvores nativas em seis instituições de ensino do município. O plantio foi realizado entre os dias 14 e 23 de março.

Conforme relata o professore responsável pelo componente curricular e pelo Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais da UFFS (LabVivan), Julian Perez-Cassarino, “algumas escolas municipais procuraram a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul solicitando o plantio de árvores nas instituições. Como o Laboratório Vivian trabalha com as mudas de plantas nativas fomos demandados pela Secretaria para fazer esse plantio”.

“Incorporamos essa demanda nas atividades da disciplina Prática de Campo IV, que tem cerca de 30 alunos matriculados. Esses alunos se organizaram em grupos e cada equipe visitou uma instituição, conversaram com a direção, elaboraram o planejamento e selecionaram as espécies de acordo com a demanda do local, se era para sombra ou frutífera, se era interessante que perdesse as folhas no inverno ou não. A UFFS disponibilizou as mudas e um pouco de adubo orgânico, os estudantes foram nas escolas, abriram os berços e fizeram o plantio de mais de 100 mudas nativas. Além disso, os grupos entregaram para as escolas as orientações sobre como fazer a manutenção e a proteção das mudas”, relata o docente.

Foram contempladas com mudas de Araçá, Canafístula, Guabiroba, Ingá, Ipê-amarelo, Jabuticaba e Tarumã as escolas: Aluísio Maier, Teotônio Vilela, José Bonifácio, Escola Rural Rachel de Queiroz (Passo Liso), Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Anjos e o Centro Estadual de Educação Profissional Profa. Naiana Babaresco de Souza (Escola técnica).

Galeria de Imagens: