Estudantes desenvolvem e apresentam amostras de novos produtos alimentícios
Atividade foi desenvolvida por acadêmicos de Engenharia de Alimentos e Ciências Econômicas.

Publicado em: 20 de abril de 2022 09h04min / Atualizado em: 20 de abril de 2022 09h04min

Estudantes da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul desenvolveram e apresentaram amostras de novos produtos alimentícios. A atividade foi proposta pelos professores Tiago da Costa, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação do Curso de Ciências Econômicas, e Eduarda M. Bainy, na disciplina de Marketing e Desenvolvimento de Produtos do curso de Engenharia de Alimentos. As apresentações ocorreram nos dias 30 de março e 11 de abril.

Os estudantes de Ciências Econômicas desenvolveram salgados veganos e low carb. Já os acadêmicos de Engenharia de Alimentos desenvolveram os seguintes produtos: Iogurte com geleia de morango orgânico (com teor de açúcar reduzido); Sorbet de Açaí Juçara com Jaboticaba; Mingau instantâneo com cogumelo maitake (para pacientes disfágicos em tratamento quimioterápico ou radioterápico); e, Chá mate solúvel saborizado com Guabiroba desidratada.

No curso de Engenharia de Alimentos, a atividade teve como objetivo aplicar o processo de desenvolvimento de produtos na prática, visando a realidade da comunidade regional, utilizando os laboratórios com infraestrutura completa e apoio de docentes e técnicos da universidade. A maioria dos produtos empregaram matérias-primas produzidas na região, com parceria de agricultores locais e projetos de extensão e de pesquisa. Os produtos visaram atender a necessidade dos consumidores e também para posterior transferência de conhecimento e tecnologia para agroindústrias e pequenas empresas locais.

Conforme relata a docente Eduarda, “essa experiência contribuiu para o desenvolvimento das competências comportamentais dos estudantes, como trabalho em equipe, comunicação, proatividade, criatividade e planejamento, além do conhecimento técnico”.

Já no curso de Ciências Econômicas, o intuito foi desenvolver um produto inovador e plano de negócio para salgados veganos/low carb, com objetivo de fomentar o potencial empreendedor dos acadêmicos do curso. A atividade foi realizada a partir da elaboração de um briefing e, depois de uma série de testes, foram desenvolvidos os produtos e apresentadas e avaliadas as amostras-conceito. Conforme relata o docente Tiago, “esse é justamente o processo que descrevemos em um dos capítulos do livro “A Educação Empreendedora”, lançado no início de abril.

O principal resultado da atividade foi a compreensão, por parte dos estudantes, dos desafios e necessidades do processo de empreender. Os acadêmicos entregaram amostras dos produtos desenvolvidos e um plano de negócio e previsão dos aspectos necessários para implementação do negócio com viabilidade. As amostras e o plano de negócio também foram apresentados para empreendedores de Laranjeiras do Sul, para a doutora em nutrição Larissa Costa e para o doutor em Administração Fernando Zatt, ambos servidores do Campus Laranjeiras do Sul.

Além dos estudantes, participaram da fase de desenvolvimento dos produtos a professora Eduarda Bainy, o professor Miguel Carvalho, a agrônoma e mestre Beatriz Maia e a empreendedora Solange Longen.

Conforme relata Eduarda, “essas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da UFFS visam aplicar os conhecimentos teóricos da sala de aula para beneficiar a comunidade na qual a universidade está inserida. Esse é um dos diferenciais de estudar em uma universidade federal, pública, totalmente gratuita, popular e de qualidade”.

Galeria de Imagens: