Estudantes do Campus Laranjeiras do Sul realizam poda no pomar doméstico da APAE
Atividade foi realizada na sexta-feira, dia 3.

Publicado em: 06 de setembro de 2021 10h09min / Atualizado em: 06 de setembro de 2021 16h09min

Na última sexta-feira (3), acadêmicos integrantes do Grupo de Horticultura e Grupo PET da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realizaram a poda do pomar doméstico da APAE de Laranjeiras do Sul.

Conforme relata a professora Cláudia Lima, que orientou os estudantes durante a atividade, “o período ideal para realizar a poda seria no mês de agosto, entretanto só conseguimos agendar a atividade para o início de setembro. Foi realizada uma poda de inverno ou poda seca, porque as espécies de clima temperado perdem as folhas nesse período. Essa poda consiste na retirada de ramos ladrão, secos, doentes ou quebrados, além das brotações que surgem no cavalo (porta enxerto). Não é uma poda intensa, é mais uma limpeza para facilitar a circulação de ar e a entrada de sol e para manter o sistema de formação das plantas, o que favorece tanto o desenvolvimento como a frutificação”.

A poda é fundamental para proporcionar o desenvolvimento e a produção adequada das plantas e, para cada espécie, existe um momento ideal e forma correta de realizá-la. A professora ressalta que a poda é realizada quando a espécie precisa, não sendo aplicado calendário de poda. Segundo a docente, “cada espécie vai manifestar o momento adequado de podar, isso vai variar de acordo com as condições climáticas da região. O momento apropriado para realizar a poda é quando a planta começa a emitir as brotações”.

Além disso, o procedimento deve ser realizado utilizando ferramentas, sejam tesouras ou aparadores, adequados para cada tipo de planta e conforme a poda desejada. Outro ponto importante é o cuidado com a cicatrização dos ramos podados, evitando que determinadas doenças e fungos acometam as plantas. Para isso, é fundamental a aplicação de produtos com a função cicatrizante como, por exemplo, a canela, pasta bordalesa ou, até mesmo, tinta plástica à base de água, que terá a função de impedir que acumule água no corte e que insetos e doenças se desenvolvam a partir do local podado.

Galeria de Imagens: