Estudantes do curso de Agronomia vivenciam experiências em organizações agroecológicas
Acadêmicos vivenciam o trabalho dos agricultores por dez dias.

Publicado em: 09 de novembro de 2021 16h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2021 17h11min

Com o objetivo de possibilitar que os estudantes do curso de Agronomia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul conheçam na prática o trabalho com a agroecologia, está sendo ofertada a disciplina Vivência em Agroecologia.

A disciplina é ministrada pelo docente Julian Perez-Cassarino e a oferta ocorre durante o período de recesso acadêmico de outubro/novembro. Após uma preparação prévia, os estudantes passam dez dias em organizações que trabalham com agroecologia.

Conforme explica o docente, "é uma disciplina diferente e as experiências estão sendo muito interessantes. Os estudantes permanecem por dez dias em organizações que já possuem um trabalho consolidado em agroecologia, normalmente visitam organizações com mais de 10 anos de trajetória, com experiências já estruturadas e que possuem processos de produção e de comercialização e, geralmente, contam com agroindústrias”.

Perez-Cassarino relata “no decorrer do curso, os estudantes têm as bases teóricas e algumas práticas de campo. Na vivência, eles participam e observam, na prática, o trabalho dos agricultores e sua organização com a agroecologia. A finalidade é que eles conheçam efetivamente como é a realização do trabalho e vejam como é viável a proposta com a agroecologia no campo. Além disso, os estudantes conhecem, na prática, as políticas públicas voltadas a essa área e, ao mesmo tempo, conhecem os limites e as dificuldades no desenvolvimento do trabalho.

Assim, a partir das vivências, os estudantes trazem para a universidade desafios e temas para desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão e também assuntos para debater em sala de aula. “Além de observar e colaborar nas atividade do dia a dia das organizações agroecológicas durante os dias de vivência, os grupos de estudantes produzem um material informativo relatando aquilo que foi vivenciado. A proposta é que o material seja compartilhado com os colegas e demais interessados em uma apresentação pública que está agendada para ocorrer no dia 2 de dezembro, a partir das 18h, com transmissão no endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/julian-perez-cassarino”, finaliza.

Confira os materiais informativos elaborados pelos estudantes:
- Associação Brasileira de Amparo a Infância (ABAI) – Igor Fuzimoto e Stefanie Coelho.
- Assentamento Contestado – Douglas Schreiner, Guilherme Cristo, Mateus de Oliveira, Matheus Kruppa, Nathalia Leal.
- Assentamento Recanto da Natureza – Brisa Martins, Thays da Silva, Ana Maria de Oliveira, Willian Canossa.
- Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória – Katia Baldin e Vanessa Amorim.
- Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA): Vídeo 1 e Vídeo 2 – Angelita Muzzolon, Elaine R. dos Santos, Jenifer Nunes e Telmar W. Moraes.

Prevenção Covid-19:
Todos os estudantes foram testados para covid-19 antes de visitarem as organizações.

Galeria de Imagens: