Evento abre atividades do Pibid no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 17 de agosto de 2012 12h08min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min

Na noite do dia 15, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul promoveu o Seminário de abertura de atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Durante o evento realizado no auditório do Campus, alunos bolsistas e supervisores das escolas participantes assinaram o termo de compromisso com o programa.

No início do seminário, a coordenadora institucional do Pibid na UFFS, professora Maria Lúcia Maraschin, falou sobre as ações do programa na Universidade. “O objetivo foi oficializar a abertura dos trabalhos do subprojeto do curso Interdisciplinar em Educação no Campo de Laranjeiras do Sul. Como coordenação, buscamos cooperar no sentido de fortalecer as ações planejadas e já aprovadas pela Capes”, explica.

Maria Lúcia destaca ainda a importância do programa para a instituição. “O Pibid visa estabelecer um diálogo efetivo, materializando os compromissos da Universidade com a educação básica, que é uma via que precisa ser fortalecida”, completa.

O evento teve ainda a participação da colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UTFPR - Dois Vizinhos e professora da Rede Estadual de Ensino, Solange Debortoli, e do professor da UTFPR – Dois Vizinhos, Sidemar Presotto Nunes. Eles abordaram a experiência da UTFPR com o Pibid, tanto a respeito da coordenação do programa, quanto sobre a relação entre universidade e escola.

Segundo a professora Patrícia Guerrero, integrante da coordenação do subprojeto da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, o seminário foi um momento de motivação e esclarecimento. “Foi possível ver o quanto é rica essa possibilidade para os alunos que vão participar, para a escola e para o nosso curso de Educação no Campo”, afirma.

Subprojeto em Educação no Campo

O subprojeto da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul aprovado dentro do Pibid tem como coordenadora geral a professora Cladir Terezinha Zanotelli. Fazem parte da coordenação outros quatro professores e um técnico administrativo da UFFS. A equipe do subprojeto é composta ainda por 18 bolsistas e três supervisores (um de cada escola participante).

Durante as ações do subprojeto, os bolsistas participarão de atividades em salas de aula nas escolas estaduais Joany Guilherme de Lima (Laranjeiras do Sul/PR), Rio das Cobras (Nova Laranjeiras/PR) e Iraci Salete Strozak (Rio Bonito do Iguaçu/PR). As atividades serão acompanhadas pelos supervisores, para maior conhecimento do espaço escolar, projeto pedagógico, organização, gestão e regimento escolar, entre outros aspectos.