Evento abordou atividades voltadas à inclusão de estudantes com deficiência
Atividades foram realizadas nos dias 10 e 11 de junho

Publicado em: 12 de junho de 2019 15h06min / Atualizado em: 12 de junho de 2019 17h06min

O Setor de Acessibilidade da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com o Centro de Apoio Pedagógico para atendimentos às pessoas com deficiência visual (CAP) de Francisco Beltrão-PR, promoveu, nos dias 10 e 11 de junho, atividades visando ampliar as discussões sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual nas instituições escolares.

Na segunda-feira (10) aconteceram duas palestras, tendo como foco o trabalho com os discentes. No período da tarde, a atividade abordou “Aspectos gerais sobre inclusão e adaptação de materiais para estudantes com deficiência visual”. Já no período da noite, foi a vez da palestra “Aspectos gerais sobre inclusão de estudantes com deficiência visual e noções básicas de Sorobã”. A realização dessas atividades também contou com o apoio da professora Paola Beatriz Sanches, que ministra a disciplina Educação Inclusiva para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia.

As atividades realizadas na terça-feira (11) tinham como público-alvo professores da Universidade e da região. No período da manhã foi ministrada a oficina “O Sorobã como ferramenta para o ensino de Matemática” e a tarde ocorreu a palestra “Inclusão de estudantes com deficiência visual na educação formal”.

As palestras e a oficina foram ministradas pelos professores do CAP Josiani Vieira Brenner, Gilson Rovaris e Maristela Vanin Pinto e prestigiadas por estudantes, técnicos administrativos e professores da UFFS. A palestra realizada na segunda-feira a tarde contou também com a participação de estudantes do segundo ano do magistério do Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck, de Laranjeiras do Sul.

As atividades buscaram promover a formação de futuros profissionais da educação e comunidade sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual, buscando diminuir as barreiras arquitetônicas e atitudinais socialmente construídas nesses espaços.

Para o técnico em assuntos educacionais Cristian Pazini, “o tema inclusão é um dos mais discutidos na atual sociedade. Por anos, as pessoas com deficiência foram excluídas do convívio social, mas felizmente essa realidade vem mudando e é cada vez mais recorrente o ingresso de pessoas com deficiência nas universidades, bem como no mercado de trabalho como um todo”.

Conforme relata Pazini, “o Setor de Acessibilidade do Campus Laranjeiras do Sul organizou o evento com o intuito de contribuir com a temática deficiência visual, no sentido de capacitar acadêmicos, principalmente das licenciaturas, professores da UFFS e da região para trabalhar e conviver com esse público”.

Galeria de Imagens: