Grupo de estudos em Educação no Campo inicia atividades no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 23 de maio de 2013 09h05min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul criaram, em abril de 2013, um grupo de estudos com o objetivo de debater assuntos ligados à Educação no Campo.

O grupo tem a participação de estudantes e professores do curso de Educação no Campo e é coordenado pelos acadêmicos Tiago Prestes, Helida Pereira e Luana Carletto. “A ideia de criar o grupo surgiu com o intuito de conhecermos melhor o que é o curso, sua história, a perspectiva de futuro, entre outras questões”, explica Prestes.

De acordo com Luana, no planejamento dos encontros estão previstos debates de textos pré-selecionados e, eventualmente, a presença de um palestrante. “Nos debates, pensamos em trabalhar temas como metodologias de ensino, interdisciplinaridade, práticas e história do MST, relação de comunidade, práticas dentro e fora da escola. Nosso objetivo inicial é fazer uma linha do tempo de toda a história da Educação no Campo, mas sempre vinculando com o que vivemos agora”, ressalta a estudante.

As reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, no campus provisório da UFFS (Rua Oscar da Silva Guedes, 01, Vila Alberti), e são abertas a toda a comunidade acadêmica e externa. O próximo encontro está marcado para o dia oito de junho, às 14 horas. O contato com a coordenação do grupo pode ser feito através do e-mail edu.campo2012@gmail.com.

Palestra

No último dia 18, foi realizada a segunda atividade do grupo de estudos, que contou com uma palestra ministrada pelo vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andrioli. “Minha fala foi, principalmente, no sentido de motivar para que tenhamos cada vez mais pesquisadores nessa área, que para a universidade é fundamental. Fortalecer a educação popular e a educação no campo são duas grandes bandeiras históricas da UFFS”, afirma Andrioli.