III Seminário de Fortalecimento das Políticas Públicas da Educação do Campo: Programa Escola da Terra
Programa atendeu mais de 500 educadores

Publicado em: 30 de outubro de 2017 14h10min / Atualizado em: 04 de novembro de 2017 12h11min

Na última semana ocorreu na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, durante o VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), o III Seminário de Fortalecimento das Políticas Públicas da Educação da Campo: Programa Escola da Terra Paraná Oferta 2016-2017.

Participaram da mesa de abertura a coordenadora do Programa Escola da Terra, Ana Cristina Hammel, a diretora de Extensão da UFFS, Solange Von Onçay, a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Lidio dos Santos, a coordenadora geral de Políticas de Educação do Campo (MEC), Divina Bastos,  e a secretária municipal de Educação do município de Pinhão, Maria Aparecida de Oliveira Santos.

Representando as secretarias municipais de educação, Maria Aparecida de Oliveira Santos explanou sobre a importância da UFFS e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) enquanto proponentes do Programa Escola da Terra: “foi um achado, pois oferece uma formação de qualidade na linha em que acreditamos e basicamente de graça. Quando o Programa Escola da Terra propõe-se a olhar para a comunidade, problematizar o meio no qual está inserida e transformar estes problemas em conteúdo produzindo conhecimentos em cima disso, é tudo o que precisamos. Esse programa para nós é o caminho certo para a Educação do Campo, e essas duzentas horas de curso de formação constituem um empoderamento tanto para os professores quanto para os alunos das escolas do campo”.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas mesas-redondas, palestras, socializações de práticas pedagógicas, atividades culturais e exposições de trabalhos confeccionados pelas escolas do campo.

Entre as atividades, destacou-se a palestra com o Professor Miguel Gonzales Arroyo, que falou sobre a Educação do Campo, as escolas multisseriadas e os desafios na formação de educadores. Em sua fala ressaltou a importância da programação do Seminário para o enriquecimento das discussões a respeito da Educação do Campo, salientando que “a educação nem sempre é uma ciência inclusiva, é, na maior parte das vezes, uma ciência segregadora, e a missão é a inclusão de outros saberes, dos saberes do povo, da inobre cultura popular camponesa”.

Além de palestrar, Arroyo fez questão de conhecer as instalações do Campus Laranjeiras do Sul e saber um pouco mais sobre a história do Campus.

Escola da Terra

Durante a execução do Programa Escola da Terra, que teve tem como objetivo a formação de educadores das escolas do campo, foram atendidos 514 educadores distribuídos em cinco polos no Paraná.

O Programa foi desenvolvido pela UFFS, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR), Setor de Educação do MST e municípios vinculados.