Janete Stoffel faz avaliação da gestão do Campus Laranjeiras do Sul
Atual diretora assumiu a gestão do Campus em agosto de 2015 e encerra o mandato nesta quarta-feira (7)

Publicado em: 07 de agosto de 2019 15h08min / Atualizado em: 07 de agosto de 2019 16h08min

Nesta quarta-feira (7), encerra o mandato da atual gestão do Campus Laranjeiras do Sul. Durante quatro anos, a Direção esteve sob responsabilidade da professora Janete Stoffel, assessorada pela coordenadora acadêmica, Katia Seganfredo, e pelo coordenador administrativo, Sandro Neckel da Silva. A Assessoria de Comunicação entrevistou a professora Janete, que comentou como foi sua experiência. Confira:

ASCOM-LS: Como foi a experiência nesses quatro anos de gestão?
A experiência foi ímpar! Uma responsabilidade imensa e um grande compromisso conduzir o Campus, atendendo as necessidades e expectativas da comunidade universitária. Enquanto equipe de gestão trabalhamos para que o possível acontecesse.

ASCOM-LS: Quais foram as principais conquistas do Campus nesses quatro anos de gestão?
Apesar das limitações orçamentárias que vivenciamos em todo o período da gestão, foram possíveis avanços significativos, seja em termos acadêmicos ou administrativos. No aspecto acadêmico cabe destacar o crescimento em 20% no número de alunos com matrícula ativa, no período do mandato. Esse resultado foi obtido a partir de diagnósticos efetuados no Campus, nos quais identificamos potencialidades dentre as quais a criação de novos cursos e o combate à retenção e evasão. Sobre a criação de novos cursos, vale destacar a abertura dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas, além do estudo para a oferta de Ciências Sociais. Foi iniciada também a oferta do Curso de Educação do Campo: Ciências da Natureza e ocorreu a institucionalização da oferta de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. Além disso, ocorreu a implantação de mudanças nos Projetos Pedagógicos dos demais cursos do Campus. No combate à retenção e evasão foram organizadas ações via colegiados e, de modo institucional, tentando reduzir o número de estudantes que abandonam os cursos.


Professora Janete Stoffel encerra a gestão do Campus Laranjeiras do Sul nesta quarta-feira (7).

Em termos administrativos, trabalhamos com planejamento, organização e controle. Um exemplo dos resultados nesse sentido foi sair da última posição quanto aos indicadores que determinam a distribuição orçamentária na UFFS. Quando a matriz foi criada, em 2016, éramos o Campus com os piores resultados e, em 2018, os esforços resultaram na mudança de posição.

Em relação à comunidade regional, foram implementadas ações que buscaram aumentar sua proximidade com a Universidade. Quanto à comunidade acadêmica, aos discentes estimulamos e trabalhamos para o desenvolvimento de maior autonomia e proatividade. Os servidores técnico-administrativos foram empoderados e valorizados, buscando atribuir confiança e responsabilidade para cada setor, de modo a alcançar os melhores resultados. Os docentes tiveram respeitada sua diversidade, estimulando a atuação em pesquisa e extensão, para além do ensino e da gestão.

Sobre as questões estruturais do Campus, cabe destacar que, quando assumimos, havia obras em andamento, cuja continuidade e finalização buscamos viabilizar, bem como outras que foram iniciadas e concluídas durante o período do mandato. Dentre as obras podemos destacar: a finalização do Bloco A, o cercamento de áreas experimentais, retirada dos eucaliptos e destoca de parte das áreas experimentais, abertura do poço artesiano, construção de garagens para veículos oficiais, pontos de ônibus, central de resíduos, iluminação entre os blocos, instalação de bancos, além da finalização do Restaurante Universitário, Centro Vocacional Tecnológico e pavimentação do campus. Para a finalização na próxima gestão do Campus fica a construção do Pavilhão de Patrimônio e Almoxarifado e a sonorização dos auditórios, com processos encaminhados.

ASCOM-LS: A gestão conseguiu colocar em prática tudo aquilo que foi planejado na época da campanha?
Os compromissos assumidos durante a campanha realizada em 2015, estavam divididos em quatro tópicos: valorização da vida acadêmica; valorização do servidor; planejamento e organização; e desenvolvimento regional. Em cada um desses princípios havia propostas, sendo que a maioria delas foi implementada.

ASCOM-LS: Quais foram as principais dificuldades enfrentadas?
A limitação orçamentária foi uma das principais dificuldades, seja pelos contingenciamentos que tivemos em praticamente todos os anos e ainda a diminuição no volume disponível para investimentos. A redução nos índices de evasão é outro desafio que exige esforços crescentes da comunidade universitária.

ASCOM-LS: Qual o sentimento agora ao finalizar a gestão?
O sentimento é de gratidão aos colegas servidores docentes e técnicos, que colaboraram e contribuíram para que o campus avançasse. Agradecimento especial para a professora Katia e ao Sandro por conduzirem as coordenações acadêmica e administrativa com muito trabalho e dedicação. E a todos os colegas técnicos e docentes que no dia a dia, com seu trabalho, confiança e responsabilidade nos permitiram alcançar tudo o que alcançamos. Obrigada a todos e a cada um!

ASCOM-LS: Qual mensagem deixa para a comunidade acadêmica e regional?
Para a comunidade acadêmica desejo que os objetivos comuns sejam alcançados, com respeito e valorização à diversidade que constitui este Campus. E para a comunidade regional desejo que valorizem ainda mais esta Universidade, vocês têm aqui um espaço com potencial imenso seja no ensino, pesquisa e extensão.

ASCOM-LS: O que deseja para o Campus nos próximos anos?
Desejo que todos os cursos de graduação e pós-graduação sejam reconhecidos pela sua excelência acadêmica, com preenchimento integral das vagas ofertadas e menores taxas de retenção e evasão entre os acadêmicos. Que servidores técnicos e docentes obtenham os resultados desejados em seus trabalhos, que estudantes desenvolvam sua autonomia e proatividade em termos de representação estudantil e a comunidade regional traga suas demandas e dialogue com a UFFS estabelecendo e ampliando parcerias. Por fim, para a próxima gestão desejo sucesso de modo que todos juntos somem esforços para continuar alcançando objetivos comuns e nos fortalecendo enquanto Instituição.


Katia, Janete e Sandro formaram a equipe diretiva do Campus na gestão 2015-2019.

 

Galeria de Imagens: