Conselho de Campus reforça importância da imunização
Conselho expediu carta aos estudantes

Publicado em: 13 de dezembro de 2021 10h12min / Atualizado em: 14 de dezembro de 2021 10h12min

Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul, na última quinta-feira (9), durante a 11ª Sessão Ordinária de 2021, aprovou a publicação de uma carta com objetivo de conscientização, quanto a importância da vacinação Covid-19.

Confira o documento na íntegra:

O Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul da UFFS, vem solicitar atenção especial ao retorno às atividades acadêmicas presenciais, considerando-se que há um maior controle da pandemia devido à imunização de mais de 60% da população adulta brasileira.

Durante os últimos dois anos vivenciamos histórias diferentes à que estávamos habituados, e que nos fizeram refletir. Passamos por situações que nenhum cientista ou historiador previu. Muitos perderam a vida, outros perderam membros da família e/ou amigos. Perdas grandiosas, inesperadas, e que precisamos aprender a “lidar”, e mesmo na dor, a cuidarmos uns dos outros. A vida nunca ficou tão vulnerável nesta década. A ciência foi primordial, e a união dos cientistas aplaudível, todos em busca de uma única solução em salvar vidas no mundo todo.

Neste sentido é que o Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul da UFFS, com razão bastante objetiva, científica e argumentativa com base em dados, vem solicitar a estudantes, servidores e terceirizados, que nos mantenhamos unidos, cuidando uns dos outros.

Referimo-nos aqui, em particular, à conscientização, quanto a importância da VACINAÇÃO COVID-19, disponível na rede pública de saúde. As vacinas, sejam elas de qual fabricante for, são licenciadas e rigorosamente testadas, a partir de estudos que comprovaram a segurança e a eficácia.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a vacina contra COVID-19 reduz consideravelmente a chance do desenvolvimento da forma grave da doença, do número de internações, internações em unidades de terapia intensiva e de óbitos nas populações vacinadas. Mas isso não quer dizer que entre os vacinados não possamos contrair o vírus, de forma assintomática ou sintomática e transmitir para outras pessoas.

Porém, quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação do vírus. TOMAR VACINA é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem levar à morte.

Desta forma, Conselho de Campus reforça a importância da imunização pela vacina contra COVID-19, de todos os(as) acadêmicos(as), servidores(as) e terceirizados(as), que adentram a UFFS. Precisamos nos cuidar, para cuidar também dos outros, e assim evitarmos que esse período que tanto nos afetou retorne. Vacine-se!

11ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus UFFS

Data do ato: 09 de dezembro de 2021, Laranjeiras do Sul/PR