Orientadores e bolsistas de iniciação cientifica do Campus Laranjeiras do Sul participam de encontro

Publicado em: 09 de outubro de 2012 11h10min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 10h01min

Cerca de 30 docentes orientadores e alunos bolsistas do Campus Laranjeiras do Sul participaram, via videoconferência, do Encontro do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no último dia 2. O evento aconteceu em Chapecó e foi transmitido para os demais campi da Universidade.

O orientador do projeto “Potencial do extrato e tintura de plantas espontâneas medicinais no controle de doenças fúngicas em plantas cultivadas”, Gilmar Franzener, foi um dos professores do Campus Laranjeiras do Sul que acompanharam o encontro. “O foco foi na importância da iniciação cientifica e do envolvimento dos alunos com trabalhos de pesquisa. Durante o evento, foi apresentado o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, destacando as atividades de pesquisa desenvolvidas pela UFFS”, afirma o professor.

De acordo com Franzener, a iniciação cientifica é essencial para o alunos, pois associa o conhecimento adquirido em sala de aula com as atividades de pesquisa. “É uma experiência muito importante tanto para a formação do estudante quanto para atividades de pós-graduação e inserção no mercado de trabalho”, completa.

O bolsista João Paulo Cristofer, acadêmico do curso de Agronomia, reforça a fala do professor. “Muitas vezes, dentro de sala de aula, não se consegue ter uma visão ampla. Mas, quando você parte para a iniciação cientifica, é possível desenvolver também a prática e não apenas a técnica. Desta forma, o aluno pode elaborar um experimento, conduzi-lo e apesentar os resultados”.

Em 2012, orçamento total do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica foi de R$ 718 mil. Para 2013, a projeção é que esse valor chegue a R$ 828 mil. A UFFS conta, atualmente, com 206 alunos bolsistas do PIBICT.