Palestra sobre a conceituação da educação do campo abre seminário em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 27 de setembro de 2012 12h09min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2017 11h01min

Teve início, nesta quinta-feira (27), o Seminário Regional de Educação do Campo. O evento acontece no Assentamento Oito de Junho e é uma realização da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, com apoio de diversas entidades ligadas à educação do campo.

No período da manhã, os participantes acompanharam a palestra “Educação do Campo: Significado político do conceito, contradições e desafios centrais para o momento atual”, ministrada pelo professor Fernando José Martins, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pouco antes, na abertura do seminário, alunos do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak realizaram uma mística. Houve ainda uma apresentação musical com Wellington Ferreira.

Para a professora da UFFS e integrante da comissão organizadora, Patricia Guerrero, destaca que o evento é preparatório para o encontro estadual, que será realizado também em Laranjeiras do Sul, em 2013, e marca 12 anos da Carta de Porto Barreiro, manisfesto da educação do campo no Paraná. “Estamos em um momento muito importante, pois, hoje, mais de uma década depois do início deste movimento, temos um curso de Licenciatura em Educação no Campo, aqui em Laranjeiras do Sul, na UFFS”, completa.

Segundo a acadêmica do curso de Licenciatura em Educação no Campo da UFFS, Helida Pereira, este seminário é essencial para discutir e conhecer melhor a concepção do tema. “A educação do campo tem uma lógica de desenvolvimento do sujeito do campo e não apenas de interesse do capital. O evento favorece esse debate e, consequentemente, contribui para melhorar a nossa formação”, afirma.

As atividades seguem, até a tarde de amanhã (28), com a realização de mesa redonda, apresentações culturais, problematização em grupo, apresentação de painel e indicações de representantes para o encontro estadual.