PIBID Diversidade promove integração dos grupos da área de Matemática
Atividade interdisciplinar trabalhou a Matemática com base nas medidas do corpo humano

Publicado em: 14 de junho de 2017 15h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2017 15h06min

Na quarta-feira (7), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID – Diversidade da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu atividade que integrou os grupos da área de Matemática do Colégio Estadual do Campo Joany Guilherme de Lima e Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos.

Conforme a coordenadora da área de Matemática, Cladir Teresinha Zanotelli, o objetivo foi “desenvolver uma atividade interdisciplinar de Matemática, tendo como base o corpo humano, envolvendo os conteúdos: razão, proporção e regra de três. Para essa atividade foram utilizados impressos sobre o Homem Vitruviano, tendo como foco o aprimoramento do conteúdo que deverá, posteriormente, ser trabalhado com os alunos dos colégios envolvidos”.

Além desta atividade, durante o mês de junho, os grupos compartilharam as experiências vivenciadas em cada escola e realizaram atividades de integração. Conforme Cladir, a próxima etapa será aplicar o conteúdo para os alunos das escolas. Segundo a docente, “a atividade foi escolhida por trabalhar conteúdos que estão sendo estudados nas turmas dos colégios e por demonstrar aos estudantes que Matemática está até nas medidas do nosso corpo”.

Para o bolsista do PIBID Hamilton da Paz, “a atividade foi muito produtiva e interessante. Foi possível, por exemplo, verificar durante as medições e demais atividades desenvolvidas, o envolvimento dos alunos e dos professores, além da total interação e envolvimento entre os grupos dos dois colégios”.

A atividade foi desenvolvida pela coordenadora de área Cladir Teresinha Zanotelli, pelas supervisoras das escolas Sandra Helena Zys Algieri e Silvia Maria Savaris, e pelos bolsistas do PIBID – Diversidade.

Atividades

Além dessas ações, os estudantes desenvolveram atividades relacionando Matemática e o Homem do Campo e Educação Fiscal, as quais foram realizadas ao longo do mês de maio.