Pibid Diversidade seleciona alunos bolsistas no Campus Laranjeiras do Sul até sexta-feira (21)

Publicado em: 19 de março de 2014 08h03min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 12h01min

Estão abertas até sexta-feira (21) as inscrições para seleção de alunos bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade). Podem participar alunos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Matemática – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

Para candidatar-se a uma das 16 bolsas ofertadas, o aluno interessado que preencher todos os requisitos elencados no edital 114/UFFS/2014 deverá entregar os documentos para inscrição na Assessoria da Coordenação de Cursos. O horário para as inscrições é das 8h30min às 11h30 e das 13h30 às 17h. No último dia de inscrições, o horário de atendimento será das 8h30 às 12h.

Os bolsistas irão trabalhar 16 horas por semana em escolas da região, desenvolvendo inúmeras atividades, como acompanhamento pedagógico, reunião do Conselho de Classe, levantamentos de material didático, entre outras ações. "O fundamental do Pibid Diversidade é conhecer a realidade escolar em suas várias frentes, como a questão da coordenação pedagógica e do espaço escolar, em especial nas áreas de conhecimento em que eles vão atuar e das quais eles têm conhecimento no curso universitário: Matemática, Biologia, Química e Física. Ou seja, aprender o que é ser professor, aprender o que é uma escola, aprender o que é a realidade escolar hoje", resume o coordenador institucional do programa na UFFS, professor Cristiano Durat.

A relação das inscrições homologadas deverá ser divulgada no dia 21 de março, após o meio-dia. Os recursos poderão ser interpostos até 24 horas após a homologação das inscrições. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de março.

O Pibid Diversidade, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concede bolsas a alunos de licenciatura que participam de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil em parceria com escolas da rede básica indígenas e do campo, incluídas as escolas quilombolas, extrativistas e ribeirinhas.

Entre os objetivos do Pibid Diversidade na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul estão incentivar a formação de docentes em nível superior para as escolas de educação básica do campo, contribuir para a articulação entre teoria e prática e proporcionar aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências que envolvam metodologias, tecnologias e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares, na perspectiva do campo, buscando a superação de problemas encontrados no processo de ensino e aprendizagem.