Primeira turma de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas defende TCC
Defesas seguem até dia 2 de dezembro

Publicado em: 28 de novembro de 2017 08h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2017 15h11min

Acontecem desde a última quarta-feira (22), as defesas de trabalho de conclusão de curso da primeira turma do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

O professor Roberto A. Finatto, coordenador de TCC do curso, aponta que, "a partir dos temas abordados nos trabalhos, pode-se considerar que eles se dividem em dois grandes eixos que se correlacionam: A Escola e a Educação do Campo, com ênfase nos processos de fechamento das escolas do campo, relação da escola com a comunidade, currículo, Projeto Político Pedagógico e outros processos relacionados aos desafios e resistências construídas em diferentes Escolas do Campo no Paraná; e a realidade em que as Escolas do Campo encontram-se inseridas, nesse caso, foram pesquisados temas que estão intrinsecamente relacionados com uma proposta crítica de Educação do Campo, como a questão agrária, a agroecologia, a recriação do campesinato, os movimentos sociais, as relações de gênero e o preconceito racial".

Entre os temas, três trabalhos tratam de temas ligados aos indígenas, como o bilinguismo nas escolas, as leis e políticas nas terras indígenas e a presença dos indígenas no Ensino Superior.

Finatto destaca que “o envolvimento e comprometimento dos acadêmicos do curso em analisar, a partir de uma perspectiva científica, as suas diferentes realidades só foi possível pelo acompanhamento dos orientadores que contribuíram de maneira decisiva para elevar a qualidade dos trabalhos”.

Para Vitor de Moraes, coordenador do curso, a importância dos trabalhos é relevante, tendo em vista a necessidade de se analisar a realidade do campo e da Educação de Campo, já que há uma lacuna teórica sobre os temas que deve ser preenchida. Ele ainda ressalta os diferentes perfis dos estudantes. "Os acadêmicos do curso são oriundos de diferentes territórios, comunidades rurais, acampamentos e assentamentos de reforma agrária e terras indígenas, e sua presença e conquista no Ensino Superior só foi possível pelo caráter público e popular da UFFS”.

As defesas continuam acontecendo durante esta terça-feira (28) e sábado (2). A formatura da primeira turma do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura acontecerá no dia 3 de fevereiro de 2018.

Confira aqui os TCC’s defendidos e as datas das próximas defesas.