Projeto “100 Anos da Revolução Russa” realiza encerramento das atividades
Evento foi realizado na quinta-feira (23)

Publicado em: 28 de novembro de 2017 00h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2017 17h11min

Na quinta-feira (23), o projeto de Extensão “100 Anos da Revolução Russa: Educação, Trabalho e Cultura na Perspectiva Socialista”, desenvolvido na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, realizou o encerramento das atividades. O evento foi promovido pelo projeto de Extensão em parceria com o Grupo de Pesquisa Questão Agrária e Juventude Rural: Educação, Trabalho e Cultura Camponesa e foi realizado no Auditório do Bloco A.

Conforme o Coordenador do Projeto, Luiz Carlos de Freiras, “o Projeto teve como objetivo refletir sobre a importância do pensamento socialista no estágio atual de desenvolvimento do capitalismo no Brasil e no mundo”.

Durante o evento de encerramento os participantes puderam acompanhar debates, apresentações de grupos de estudo sobre temas variados e as palestras: “O centenário da Revolução Russa e a era das revoluções proletárias” e “Os reflexos da Revolução Russa na Questão agrária brasileira e a aliança operário camponesa: o papel da imprensa popular e democrática”, além de apresentações culturais.


Conforme Freitas, “o projeto foi um sucesso. Atingimos mais de 800 estudantes do Ensino Médio, tivemos a colaboração direta de cerca de 20 professores da Educação Básica e a participação direta de mais de 50 docentes e 30 estudantes da UFFS”.

De acordo com Freitas “o projeto levou a exposição de fotos sobre a Revolução Russa e ofertou palestras e debates em seis escolas de Ensino Fundamental e Médio em três municípios da região (Laranjeiras, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu). Além disso, com a participação de estudantes e professores, formamos grupos de estudos em algumas escolas de Ensino Médio e, na UFFS, um grupo de estudantes se organizou para estudar e debater a questão da mulher na Revolução Russa. Ainda, entre os dias 29 de setembro e 23 de novembro, promovemos a Jornada de Estudos e Debates, que contou com a participação de professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Foz do Iguaçu e de Cascavel e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Dois Vizinhos, além dos docentes da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul” , explica Freitas.

Segundo o professor aproximadamente 200 pessoas participaram do evento de encerramento, realizado no dia 23. “Consideramos que a Jornada cumpriu um papel fundamental neste centenário da Revolução Russa, pois esta temática foi tratada por diversos meios de comunicação, com versões diferentes da versão científica que debatemos. Cumprimos assim nossa função fundamental, enquanto cientistas sociais que trabalham no ensino superior, que é pesquisar, ensinar e estender o conhecimento científico para além da sala de aula da universidade”, afirma Freitas.